B777-300ER da LATAM Brasil diverge para Barcelona devido ao mau tempo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O avião que fazia o voo da LATAM Airlines Brasil (LA8084) entre São Paulo/Guarulhos e Londres/Heathrow, no Reino Unido, divergiu para o Aeroporto de Barcelona/El Prat, em Espanha, neste domingo, dia 9 de fevereiro, devido ao mau tempo que afetou o movimento em diversos aeroportos europeus, nomeadamente os da Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica.

Os pilotos do avião Boeing 777-300ER, matrícula PT-MUB, ainda tentaram por duas vezes pousar em Londres/Heathrow, mas em ambas as vezes foram obrigados a abortar devido aos ventos fortes que se faziam sentir, que durante o início da tarde chegaram a ultrapassar os 110 quilómetros/hora. A tempestade ‘Ciara’ que está a atingir o Atlântico Norte e diversos países europeus tem provocado grandes atrasos no movimento aéreo, cancelamento de voos e o desvio de aeronaves para outros aeroportos que não os de destino. Há também notícia de alguns comandantes que solicitaram prioridade na aterragem em aeroportos do sul da Europa devido a estarem a esgotar o combustível depois de várias horas à espera de melhoria das condições climatéricas.

A LATAM explicou que o facto do avião ter divergido para um aeroporto a cerca de 700 milhas de Londres, se deveu a questões operacionais e logísticas e dado que os tripulantes ainda tinham horas suficientes para voar, de acordo com as normas internacionais, referiram fontes aeroportuárias em Barcelona.

Os passageiros foram levados para um hotel onde pernoitaram. Na manhã desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a LATAM Airlines Brasil distribuiu um comunicado de imprensa em que anuncia que os passageiros já tinham seguido viagem para Londres:

A LATAM Airlines Brasil informa que, devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de Londres no domingo (9), algo totalmente alheio ao controle da empresa, o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) teve de arremeter durante o procedimento de pouso e alternar para Barcelona.

A companhia lamenta os transtornos e informa que prestou toda a assistência aos clientes em Barcelona, incluindo alimentação e hospedagem. Os passageiros seguiram para Londres em outro voo nesta segunda-feira (10).

A LATAM ressalta ainda que a arremetida [termo que no Brasil se utiliza para definir o aborto da aterragem ou, em linguagem mais popular, entre aviadores portugueses, o ‘borrego’] é um procedimento padrão na aviação. A segurança é um valor imprescindível para a companhia e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.”

 

  • Notícia atualizada às 13h30 UTC de segunda-feira, dia 10 de fevereiro.
  • A imagem de abertura é do spotter Eugeni Rengauill e mostra o avião Boeing 777-300ER da LATAM Airlines Brasil (PT-MUB) na aproximação ao Aeroporto de Barcelona na tarde deste domingo, dia 9 de fevereiro, depois de abortar a aterragem em Londres.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...