Um Boeing 777-300ER da Air France regressou no fim da tarde deste domingo, dia 23 de junho, ao Aeroporto de Atlanta, no Estado da Geórgia, EUA, devido à paragem de um dos dois motores, que ocorreu logo após a descolagem daquele aeroporto. A operação de retorno do avião francês, foi considerada de grande risco pelas autoridades aeroportuárias, já que o comandante face ao facto de estar a voar apenas com um motor, preferiu regressar imediatamente ao aeroporto, com os tanques de combustível atestados para uma viagem de cerca de 4.390 milhas marítimas, em direcção a Paris/Charles de Gaulle, que, em média demora cerca de oito horas.
A aeronave, cujo número de passageiros a bordo não foi revelado, aterrou rodeada de um grande dispositivo de segurança, com diversos carros de bombeiros em prontidão nas margens da pista. O aparelho esteve no ar apenas 16 minutos, tendo aterrado pelas 17h59 locais (22h59 UTC), segundo informação do aeroporto, que considerou o pouso um sucesso, não obstante o peso da aeronave. Por motivos óbvios, além da inspeção que será feita ao motor avariado, o avião será sujeito a uma verificação técnica mais atenta, tendo em conta alguma anomalia que possa ter sofrido na fuselagem aquando da aterragem, disseram fontes aeroportuárias em Atlanta, citadas pela imprensa norte-americana.
O avião, registo F-GZNJ, tem seis anos de serviço na Air France, onde chegou direto de fábrica. Fazia o voo AF681, cujos passageiros deverão aguardar a chegada de um aparelho de substituição.
- Notícia em desenvolvimento – atualizada às 23h21 UTC
- Foto © Twitter/Ben Bearup/@The AviationBeat