Banco da Polónia financia obra do Novo Aeroporto de Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O governo da República de Angola vai utilizar 113 milhões de dólares de uma linha de crédito aberta pelo Banco BGK, da Polónia, para adjudicar duas empreitadas do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, em construção no município de Icolo e Bengo, a 30 quilómetros da capital, ao abrigo de um despacho presidencial, refere um despacho a agência noticiosa portuguesa ‘Lusa’, em despacho de Luanda.

A primeira empreitada, no montante de 93,3 milhões de dólares, diz respeito ao acabamento e apetrechamento da secção protocolar do Terminal VIP, fabrico e fornecimento das infra-estruturas externas e equipamentos do novo aeroporto e a segunda, no valor de 19,7 milhões de dólares, visa a construção e apetrechamento do Centro de Formação Aeronáutica.

O despacho presidencial autoriza o ministro dos Transportes a celebrar os respectivos contractos com as empresas ‘Quenda Business Initiative’ e ‘Cipro’.

“O Ministério das Finanças é autorizado a proceder ao enquadramento dos referidos contractos no âmbito do Programa de Financiamento com a Linha de Crédito do Banco BGK, da Polónia, e criar condições para assegurar a execução financeira das respectivas empreitadas”, determina ainda o mesmo despacho presidencial.

Contas efectuadas pela agência noticiosa portuguesa ‘Lusa’ somando os valores dos diversos contratos já assinados indicam que o custo da construção do novo aeroporto internacional de Luanda excede já 6.400 milhões de dólares.

A edificação do aeroporto, em curso desde 2004, foi contratada à empresa ‘China International Fund Limited’ por 3.800 milhões de dólares e os equipamentos a serem fornecidos pela ‘China National Aero-Technology International Engineering Corporation’ custam 1.400 milhões de dólares.

O consórcio liderado pela ‘China Hyway Group Limited’ foi contratado em 2015 para construir o ramal ferroviário desde a atual Estação de Baía do Caminho-de-Ferro de Luanda até ao novo aeroporto internacional (num total de 15 quilómetros), por 162,4 milhões de dólares, a que se somam 255 milhões de dólares para cinco estações.

Por fim, o programa de obras e intervenções nos acessos viários ao novo aeroporto está avaliado em 692,7 milhões de dólares, envolvendo igualmente empresas chinesas.
Faça parte da nossa comunidade - Descarrega já a app NewsAvia

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...