Bem-vindo, !|Sair

Bem vindos a bordo, com um sorriso nos lábios

Esta semana vou dar especial atenção a um pormenor muito importante e que marca toda a diferença num ‘comissário de bordo’: a simpatia.
Como se sabe,ser assistente de bordo implica,antes de mais,um contacto com o público.Somos a ‘cara da companhia’ que representamos e são os passageiros que fazem com que o salário seja pago e que,acima de tudo,continuemos a voar.
Já viajei em várias companhias: desde  a BA, Lufthansa, Swiss, Easyjet, TAP e também na Ryanair (onde trabalho) e na minha opinião (poderá haver quem discorde,claro) a hospitalidade das 3 primeiras que enumero é algo que, só por si, dá gosto entrar a bordo.
O sorriso é algo muito importante! Somos ‘nos’ que vestimos uma farda e somos os chamados ’embaixadores’ da companhia.
Obviamente que ha dias longos,intensos,com atrasos, com mau tempo…todos temos dias menos bons, temos problemas pessoais mas, nunca se deve deixar transparecer,por muito que custe,o nosso dia ‘mais down’ para quem recebemos a bordo.
Lidar com o público não e fácil e ainda para mais com passageiros que estão chateados por um atraso de horas,por ansiedade em chegar ao seu destino ou por nervosismo em voar.
É muito triste quando se entra num avião e temos um comissário de bordo a dar-nos as ‘boas vindas’ como se tratasse de um favor.
Todos temos dias bons e maus.
Nesta vida de ‘comissário de bordo’ não se pode estar por favor,por não haver mais nada para fazer ou porque é moda. Efectivamente, quem por vezes faz a selecção só olha para as mãos bonitas, para uns olhos azuis ou verdes e para um corpo que até esta bem de saúde!
Nos dias de hoje, a cultura da aviação é muito diferente dos anos dourados da mesma. (Falo dos anos 70 e 80).
Existem algumas companhias que têm o chamado ‘passageiro mistério’ que avalia diversos parâmetros da tripulação: simpatia, cordialidade, apresentação e atendimento ao passageiro.
Não se pode, claro esta, aplicar um curso intensivo de boas maneiras a ninguém mas atrevo-me a dizer que em algumas companhias, este ‘passageiro mistério’ iria fazer muita falta!

Um abraço e bons voos a todos!

 

João Miguel Palma Costa


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA.

João-Palma-Costa-Blogger-Newsavia

João Palma Costa é licenciado em Turismo, ramo de Marketing, pela Universidade do Algarve/Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.

Desde 2012 que é comissário de bordo na companhia irlandesa Ryanair. Está agora colocado na base de Lisboa (Portugal) de pois de vários anos a operar a partir de Madrid (Espanha).

João Palma Costa após a licenciatura passou por dois projectos hoteleiros de luxo no Algarve, onde assumiu lugares de responsabilidade. Antes, entre 2005 e 2006, a convite do Director dos Serviços de Turismo do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) estagiou nos Departamentos de Marketing, Mercados, Relações Públicas e Eventos/Projectos Especiais. No Oriente teve oportunidade de contactar directamente com os novos mercados de turismo emergentes: Brasil, Índia, China e África. Participou activamente nos projectos de elaboração de estudos para o “Grande Prémio de Macau”, “Festival Internacional de Fogo de Artifício” e em diversos certames de turismo Internacional, nomeadamente na ITB (Berlim) e no WTM/Londres.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica