Um avião bimotor turboélice Beechcraft C90 King Air caiu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de agosto, na zona rural de Apiacás a 1.005 km de Cuiabá, no Estado de Mato Grosso, no Brasil. No acidente morreram os cinco ocupantes, confirmaram fontes oficiais.
A Polícia Militar confirmou que a queda do avião ocorreu numa fazenda, localizada no município de Apiacás e próximo do Rio Teles Pires, numa região conhecida pelo ‘Paredão’.
“A aeronave explodiu na queda, ocorrida em uma área de mata na zona rural, a 80 quilómetros da cidade de Apiacás”, confirmou a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso.
A bordo da aeronave, contruída no ano de 2010 e com o registo PS-AAS, seguia o seu proprietário, o empresário Arni Alberto Spiering, de 70 anos de idade, dono da empresa agrícola ‘Sementes Outo Branco’; dois netos; Ademar Oliveira Júnior, gerente comercial da empresa e presidente da Associação de Produtores de Sementes do Mato Grosso; e o piloto, que foi identificado como Helder de Souza, de 44 anos de idade.
Arni Spiering estava hospedado na Pousada ‘Amazônia Fishing Lodge’, que fica na divisa dos estados de Mato Grosso com o Pará, há dois dias. O avião sinistrado terá descolado manhã cedo, pelas 05h00 locais (08h00 UTC), a par com outra aeronave do mesmo tipo.
Segundo a Polícia Civil, a aeronave caiu cerca de 50 minutos após a descolagem, e explodiu no momento da queda. O Serviço Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa), da Força Aérea Brasileira, foi acionado para investigar as causas do acidente. A outra aeronave que descolou chegou ao seu destino, que não foi revelado. Desconhece-se também se os ocupantes teriam alguma relação familiar ou de negócios com o empresário Arno Spiering.
De acordo com o Registo Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave tinha capacidade para sete pessoas, entre tripulantes e passageiros, e a situação era regular. O avião estava registado no nome do falecido empresário Arni Alberto Spiering, que era proprietário de uma empresa de sementes e combustíveis em Mato Grosso e que foi presidente do União Esporte Clube, de Rondonópolis, em 2010, quando a equipa conquistou o único título de futebol no Estado.
Este foi o segundo desastre aéreo, com vítimas mortais, ocorrido no Brasil em menos de uma semana, depois do acidente com o ATR 72-500 da VoePass, no dia 9 de agosto, que registou 61 mortos, na cidade de Vinhedo, no interior do Estado de São Paulo, quando fazia um voo comercial regular entre os aeroportos de Cascavel, no Estado do Paraná, e de Guarulhos, em São Paulo.
A foto de abertura, que mostra o avião acidentado, é da autoria do spotter José Pedro Pires e está publicada e registada na plataforma ‘Jetphotos’.