A companhia aérea espanhola Binter, sediada no arquipélago das Canárias, anunciou nesta quinta-feira, dia 4 de abril, que atingiu a marca de 714.185 passageiros transportados nos seus voos de e para aeroportos portugueses desde o início de suas operações em 2005, coincidindo com sua expansão internacional.
Atualmente, a companhia aérea liga várias ilhas das Canárias com as ilhas portuguesas da Madeira, Porto Santo e São Miguel (Açores). Entre 2012 e 2021, também operou voos para o Aeroporto de Lisboa, no continente português.
A empresa espanhola completa 35 anos, e desde a sua criação em 1989 até hoje, transportou mais de 83 milhões de passageiros e ultrapassou 1.648.000 voos operados.
Em 2023, a Binter quebrou o seu recorde de passageiros anuais ao contabilizar 4.938.938 viajantes em 82.877 voos operados, conectando todas as ilhas das Canárias entre si e com 33 destinos externos. Esses números contrastam com os do seu primeiro exercício completo, em 1990, quando transportou 564.278 passageiros e operou apenas 15.538 voos.
Num comunicado distribuído nesta quinta-feira, o coordenador geral da Binter, Santiago Guerra, destaca o grande momento que a empresa atravessa: “Em 35 anos, conseguimos passar de uma companhia aérea regional, criada para operar voos entre as ilhas nas Canárias, para dotar o arquipélago de uma empresa sólida e líder, que conecta todos os aeroportos canários com um serviço de alta qualidade e os canários com mais de trinta destinos nacionais e internacionais, e que este ano mesmo se introduziu como operador no corredor Canárias-Madrid, ao qual levamos o ‘modo canário’ de voar com uma proposta de valor totalmente diferente do serviço de baixo custo que predominou nessas rotas”.
Por ocasião deste aniversário, a Binter planeia diferentes ações, eventos e promoções ao longo do ano.
Empresa totalmente canária desde 2002
A companhia aérea foi adquirida em 2002 por um grupo de empresários canários com o objetivo de fornecer um serviço de transporte aéreo no arquipélago, que tem sido e é crucial para o seu desenvolvimento socio-económico. Graças ao seu compromisso com as Canárias, ao longo de 35 anos de atividade, gerou um sistema de 17 empresas especializadas nos diferentes ramos do setor aéreo que contribuem para a diversificação e criação de empregos especializados. Atualmente, mais de 2.500 pessoas trabalham na empresa, formando uma equipa altamente qualificada.
Atualmente, a Binter opera em todas as ilhas canárias com aeroporto e em 32 destinos externos, 15 na Espanha e 17 internacionais. A sua expansão para o exterior começou em 2005, quando a companhia aérea começou a ligar o arquipélago das Canárias à Madeira, Marraquexe e El Aaiún, e em 2018 iniciou os seus voos com pontos do restante do território nacional.
No seu 35º aniversário, a companhia aérea assumiu um grande desafio: assumir-se como operadora no corredor Canárias – Madrid, com o objetivo de levar para essa rota a sua proposta de qualidade, ‘o modo canário de voar’, com um serviço diferenciado de alta qualidade e muito valorizado pelos clientes. Desde o dia 1 de fevereiro, data em que começou a operação com 16 conexões diárias em horários muito convenientes, tem mantido índices de pontualidade de 98%, reflexo do compromisso da empresa com a excelência do serviço prestado aos seus passageiros.
Ao longo de sua história, a Binter recebeu numerosos reconhecimentos, tornando-se uma referência no transporte das Canárias e com destaque na Europa.
Compromisso social e cooperação para um futuro sustentável
Durante estes 35 anos de atividade, o envolvimento da companhia aérea no desenvolvimento das Canárias também se reflete através da Binter Social, que combina o compromisso da empresa com um futuro sustentável por meio de todas as suas ações.
Para alcançar esse objetivo, a Binter contribui com mais de 60 projetos, espalhados por todas as ilhas do arquipélago das Canárias, que estão relacionados com cinco áreas-chave, como meio ambiente, saúde, cultura, educação e desporto, com o objetivo de impulsionar uma melhoria social, económica e ambiental, nas Canárias e nos outros destinos onde a empresa opera.
Assim, a Binter Social e o seu compromisso com a sustentabilidade tornaram-se uma referência para as ilhas, contribuindo ao longo destes 35 anos para a melhoria da sociedade canária.