A companhia espanhola Binter Canarias anunciou que vai abrir uma nova rota internacional do Aeroporto de Las Palmas, na ilha de Grã-Canária, no arquipélago das Canárias, onde tem a sua sede e base operacional, para o Aeroporto de Dakhla, no Saara Ocidental, território administrado pelo Reino de Marrocos.
Com a abertura desta nova rota, no próximo dia 1 de abril, a companhia aérea das Canárias, fundada há 28 anos (celebrados na sexta-feira, dia 24 de março), passa a oferecer 12 rotas internacionais, sendo 10 para cidades da África Ocidental e duas para Portugal (Lisboa e Madeira).
Os voos serão operados aos sábados com aviões ATR72 e terão uma duração estimada de uma hora e 40 minutos.
Antiga Vila Cisneros durante o período colonial espanhol, Dakhla está situada a cerca de 550 quilómetros a sul de El Aaiún, na costa atlântica de África.
Ao anunciar a nova linha a Binter Canarias destacou a importância da ligação para o desenvolvimento do turismo e dos negócios entre a África Ocidental e o arquipélago espanhol, que se assume presentemente como uma plataforma de negócios tricontinental, além do crescente interesse dos empresários das Ilhas Canárias na abertura de novos mercados.