Bissau ultima preparativos para voltar a receber voo da TAP de Lisboa

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O Governo da República da Guiné-Bissau garante “total segurança” à TAP Portugal para que a companhia aérea lusitana possa retomar os voos regulares para a capital do País, já a partir do próximo dia 28.

“Se dependesse do Governo a TAP pode retomar os seus voos com total segurança hoje mesmo”, disse o ministro da Administração Interna, que entre outros serviços, tutela o Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, refere um despacho da agência noticiosa portuguesa Lusa.

A TAP anunciou que vai retomar os seus voos regulares de Lisboa para Bissau, três vezes por semana, no dia 28 deste mês, com aviões próprios. As ligações estão suspensas desde o mês de Dezembro do ano passado, depois das autoridades guineenses de então terem obrigado a tripulação de um voo da TAP, de regresso a Portugal, a embarcar 74 cidadãos sírios com passaportes falsos, o que só foi descoberto na chegada a Lisboa, onde solicitaram asilo político.

“A partir de hoje as coisas mudaram neste aeroporto. Deixar que pessoas embarquem aqui com passaporte falso, visto falso, ou com droga, não pode acontecer nunca mais”, avisou o ministro guineense da Administração Interna.

Botche Candé considerou de “acto vergonhoso” para todos os guineenses quando “passageiros com indícios criminais” passam pelo aeroporto de Bissau para serem descobertos noutros países sem que as autoridades detectem nada de anormal.

O ministro avisou também que doravante quem for apanhado a pedir dinheiro a um passageiro que chegue ao país ou a revistar “de forma desnecessária” as malas dos viajantes “será castigado”.

A TAP volta a Bissau depois de negociações com as novas entidades governamentais guineenses, saídas de eleições realizadas neste ano, tendo sido assinado um protocolo entre os dois países que prevê a implementação de diversas medidas de segurança, muitas das quais já estão instaladas.

O Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, o único na República da Guiné-Bissau que recebe voos internacionais, sofreu algumas mudanças, nomeadamente ao nível de segurança e controlo de entrada e saída de pessoas.

O ministro da Administração Interna adiantou que a partir de segunda-feira, dia 13 de Outubro, uma comissão constituída por técnicos do seu ministério e os da Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações vai pôr em marcha mais medidas de segurança no aeroporto. O único aparelho de raios X existente está avariado há mais de um ano. Até ao dia 21 deste mês voltará a funcionar, garantem os colaboradores do ministro, adianta a agência Lusa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...