Bem-vindo, !|Sair

Boeing 707 despenha-se no Irão – Pelo menos 16 mortos – Com vídeo

Um avião Boeing 707-300, de transporte de carga, registo iraniano EP-CPP, caiu na manhã desta segunda-feira, dia 14 de janeiro, em Safadasht, cidade de Karaj, na província de Alborz, após uma tentativa de aterragem no Aeroporto de Fath, a cerca de meia centena de quilómetros da cidade de Teerão, capital da República Islâmica do irão. A aeronave pertence ao Exército Iraniano e estava a ser operada pela empresa Saha Airlines. O acidente ter-se-á verificado pelas 06h00 da manhã locais (03h00 UTC).

A bordo seguiam 16 pessoas, entre tripulantes e eventuais acompanhantes, havendo notícia de que apenas um mecânico terá sobrevivido. O aparelho saiu de pista (apenas com 1.311 metros de extensão) e invadiu uma área residencial, tendo atingido várias casas que se incendiaram após o impacto da aeronave. No total, até às 10h30 UTC, os socorristas tinham contabilizado 16 mortos, sendo 15 ocupantes do avião, e uma mulher que vivia numa das casas afetadas pelo incêndio. As autoridades admitem que poderá haver mais vítimas.

 

O avião sinistrado, um Boeing construído em 1976, estava ao serviço das Forças Armadas Iranianas e transportava um carregamento de carne, procedente do Aeroporto Internacional de Manas, em Bisqueque, no Quirguistão, país da Ásia Central, que antes esteve integrado na ex-União Soviética. Deveria ter pousado no Aeroporto de Karaj-Payam, a cerca de 40 quilómetros da capital. Os pilotos tinham lançado um alerta de avaria quando estavam a descer em direção a esse aeroporto, durante uma tempestade.

 

O avião sinistrado. Foto: Mohamadreza Zeinloo/Jetphotos.com

As agências internacionais reportam que os pilotos poderão ter confundido as pistas, já que estão no mesmo enfiamento, e que o acidente poderá ter acontecido porque a pista de Fatah não tem dimensão para receber aviões da dimensão do acidentado.

 

  • Notícia em desenvolvimento – 10h15 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica