Boeing 737-800 aterra sem trem dianteiro no Bangladesh – Não há feridos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião Boeing 737-800 da companhia US-Bangla Airlines, matrícula S2-AJA, pousou nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, sem o trem dianteiro, no Aeroporto Internacional de Chittangong-Shah Amanat, no Bangladesh, numa operação controlada pelos serviços de bombeiros e de socorro da estrutura aeroportuária. Não há feridos entre os 171 ocupantes do avião que ficou a cerca de 70 metros da cabeceira da pista, noticiou a imprensa do país.

Segundo um nota preliminar sobre o incidente, publicada no site ‘Aviation Safety Net, tratava-se de um voo doméstico que tinha como destino final o Aeroporto de Cox’s Bazar. Aquando da aproximação a tripulação apercebeu-se que o trem dianteiro não tinha baixado. Depois de diversas voltas na zona do aeroporto, e face à persistência da avaria, o comandante decidiu divergir o avião para o Aeroporto Internacional de Chittangong-Shah Amanat, cuja pista de aterragem tem a extensão de 2.940 metros, maior que a de Cox’s Bazar (2.042 metros). Além de mais extensa, a pista é servida por serviço de bombeiros e socorro de Categoria 7 em vez da Categoria 5 do aeroporto de destino.

Depois de dar mais algumas voltas para queimar combustível o Boeing 737-800 aterrou pelas 13h16 locais, ficando imobilizado a cerca de 70 metros do final da pista, ainda na parte pavimentada. Os 164 passageiros e sete tripulantes saíram pelas mangas de emergência e foram levados para o terminal aeroportuário. Não há registo de feridos.

No passado dia 12 de março, um avião Bombardier Dash8 Q400 da mesma companhia sofreu um acidente grave quando se preparava para aterrar no Aeroporto de Katamandu, no Nepal, procedente de Dhaka, no Bangladesh. O aparelho ficou totalmente destruído e registaram-se 51 mortos entre os 71 ocupantes. O acidente, cujas causas estão ainda a ser apuradas, poderá ter resultado de um mau entendimento na conversação entre a tripulação e a torre de controlo do aeroporto, nos preparativos para a aterragem, noticiaram diversos jornais asiáticos.

 

  • Foto © Aviation Safey Net

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...