Um Boeing 777-300ER da companhia árabe Qatar Airways aterrou ao princípio da manhã deste domingo, dia 4 de novembro, no aeroporto da Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira, Açores, com alguns feridos a bordo, que foram assistidos pelos serviços de emergência locais.
O avião, matrícula A7-BAN, viajava do Aeroporto Internacional de Washington/Dulles, nos Estados Unidos da América, para o Aeroporto Internacional de Doha, no Catar, (voo QR708), com cerca de 300 pessoas a bordo, quando foi surpreendido por uma violenta tempestade que provocou o pânico a bordo e ferimentos ligeiros em cerca de uma dezena de pessoas, sem necessidade de internamento hospitalar. Um passageiro idoso teve que ser evacuado para um hospital da Terceira devido a um ataque cardíaco.
Os passageiros foram desembarcados e aguardaram na Aerogare Civil das Lajes ordens da companhia e a chegada das autoridades alfandegárias e dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras para seguirem para hotéis da cidade de Angra do Heroísmo. Muitos dos passageiros são de países do Médio Oriente e Ásia, pelo que tiveram de aguardar por um visto especial que lhes permitisse entrar em território português. A Qatar Airways anunciou pelas 15h00 UTC, através da sua conta no Twitter, que os passageiros estavam a ser encaminhados para hotéis da ilha.
Um dos passageiros que seguia a bordo do avião é o jornalista Azad Essa, do canal televisivo internacional ‘Al Jazeera’, que, na sua conta pessoal da rede ‘Twitter’ tem publicado diversos posts acerca da situação constrangedora vivida a bordo, com diversas perdas de altitude e com os passageiros a serem atirados de um lado para outro no interior da aeronave. Refere ainda o péssimo atendimento a que os passageiros em trânsito estão sujeitos na ilha Terceira, confinados a um compartimento da aerogare, sem qualquer assistência, nem sequer primeiros cuidados para os passageiros idosos e crianças, além da falta de água e comida. Esta opinião foi seguida, depois, por outros passageiros, também através do ‘Twitter’, o que levou a companhia responder e esclarecer o que se tinha passado e que medidas estavam a ser tomadas para proteger os passageiros. O facto da tripulação ter desembarcado e seguido imediatamente para um hotel, provocou revolta entre os que ficaram retidos na Aerogare Civil das Lajes, “sem água e sem alimentação”, segundo os relatos nas redes sociais.
A Qatar Airways, depois de confirmar o incidente e lamentar o incómodo provocado aos passageiros, anunciou que está a caminho da ilha Terceira um outro Boeing 777-300ER da Qatar, matrícula A7-BAH, que leva a bordo uma equipa de engenheiros e técnicos de manutenção aérea que irá vistoriar a aeronave que divergiu esta manhã para a ilha. Segundo os passageiros e algumas fotos colocadas nas redes sociais, a aeronave apresenta algumas avarias interiores, nomeadamente queda de painéis do teto e dispositivos de distribuição de oxigénio. Não se conhecem, até agora, avarias graves na estrutura do aparelho, o que, naturalmente, só poderá ser esclarecido após a vistoria e inspecção que a equipa técnica fará ao avião.
O avião que irá embarcar os passageiros que viajam de Washington para Doha, e que tiveram esta imprevista escala na Base Aérea portuguesa das Lajes, deverá chegar aos Açores pelas 22h00 locais deste domingo. Desconhece-se, por enquanto, a hora de partida para o Catar, mas fontes aeroportuárias disseram que os passageiros só deverão retomar viagem na manhã de segunda-feira, dia 5 de dezembro.
A Ilha Terceira integra um arquipélago de nove ilhas habitadas, no noroeste do Oceano Atlântico, que constitue a Região Autónoma dos Açores, e integra o território da República Portuguesa.
Very angry scenes here. Passengers upset that @Qatarairways staff abandoned them. Here is what is left behind #QR708 pic.twitter.com/q9ZG26TgyE
— Azad Essa (@azadessa) December 4, 2016
Usual suspects still waiting. No information. No food. No compassion for elderly, children. #QR708 pretty shocking @qatarairways pic.twitter.com/L8UlgbpQRj
— Azad Essa (@azadessa) December 4, 2016
- Foto © Twitter/Azad Essa/@azadessa
- Notícia em desenvolvimento – Última atualização: 19h00 UTC