Bem-vindo, !|Sair

Boeing 787-8 Dreamliner aterra de emergência na Base Aérea das Lajes

Um avião de passageiros da Thomson Airways aterrou na madrugada de terça-feira, dia 5 de Agosto, de emergência, na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte.

O aparelho é um Boeing 787-8 Dreamliner (G-TUIE), que fazia o voo TOM157 de Puerto Plata (República Dominicana) para Manchester, no Reino Unido, com 288 passageiros a bordo.

Quando iam decorridas cerca de quatro horas de voo, a cerca de 550 milhas a Oeste da ilha Terceira, o comandante verificou que a indicação de baixa pressão de óleo no motor do lado direito, tendo o desligado por precaução. Optou logo por divergir para o aeroporto mais próximo, a Base Aérea das Lajes, tendo lançado o alerta de uma necessária aterragem de emergência. Em terra foram também preparados os meios e o avião aterrou em segurança cerca de 90 minutos após a ocorrência do incidente, pelas 03h13 locais (mesma hora UTC).

A companhia mandou um outro avião buscar os passageiros, um Boeing 767-300ER (registo G-OBYH) que partiu para da Terceira pelas 12h35 locais de terça-feira, dia 5 de Agosto. Os passageiros regressaram ao Reino Unido cerca de 15 horas depois da hora prevista.

No Boeing 767-300ER chegou uma equipa de técnicos britânicos que já está a fazer uma primeira vistoria ao avião avariado. O ‘Aviation Herald’ refere que o motor avariado deverá ser substituído. Na ilha Terceira a única indicação que obtivemos é de que os técnicos passaram o dia de hoje, quarta-feira, a trabalhar no motor.

Curiosamente, esta aterragem de emergência proporcionou a primeira presença de um avião Boeing 787 num aeroporto da Região Autónoma dos Açores, arquipélago com governo autónomo, mas sob soberania portuguesa.

 

  • Notícia actualizada em 06 de Agosto de 2014 – 17h15

 

  • Na foto de Tiago Silva (Blog AIRCRAFT SPOTTING) vê-se o Dreamliner da Thomson na placa de estacionamento da parte militar do Aeroporto da Terceira, normalmente designado e conhecido por Base Aérea das Lajes. Aqui funciona uma base da Força Aérea Portuguesa e está em permanência, desde há muitos anos, um destacamento da Força Aérea dos Estados Unidos da América.

2 Comments

  1. 787 e seus problemas

  2. Pingback: NewsAvia | Boeing 787 da Thomson avariado nos Açores recebeu material dos EUA

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica