Boeing testa protótipo do veículo aéreo urbano de tecnologia e segurança avançadas

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Boeing concluiu com sucesso o primeiro voo teste do protótipo do veículo aéreo urbano autónomo de passageiros em Manassas, Virgínia. O Boeing NeXt materializa os esforços de mobilidade aérea urbana da construtora aeroespacial norte-americana, e está a ser desenvolvido pela ‘Aurora Flight Sciences’, uma subsidiária da Boeing, para projetar e desenvolver a aeronave elétrica de descolagem e aterragem na vertical (eVTOL) e continuar a testar a segurança e a confiabilidade do transporte aéreo autónomo.

O protótipo completou no final do mês passado uma decolagem controlada em Manassas, no Estado da Virgínia, pairando e pousando durante o voo, que testou as funções autónomas e os sistemas de controle de solo do veículo. Os voos futuros testarão o voo direto com as asas, bem como a fase de transição entre os modos na vertical e de voo direto. Essa fase de transição é tipicamente o desafio de engenharia mais significativo para qualquer aeronave VTOL de alta velocidade.

“Em cerca de um ano, evoluímos de um conceito em projeto para um protótipo voador”, disse Greg Hyslop, diretor de Tecnologia da Boeing. “A experiência e a inovação da Boeing têm sido fundamentais no desenvolvimento da aviação como a forma de transporte mais segura e eficiente do mundo, e continuaremos a liderar com uma abordagem segura, inovadora e responsável para novas soluções de mobilidade”, acrescentou.

Alimentado por um sistema de propulsão eléctrica, o novo protótipo de veículo autónomo de passageiros (conhecido em inglês pelas iniciais PAV) foi projetado para um voo totalmente autónomo de descolagem e pouso, com alcance de 50 milhas (80,47 quilómetros). Medindo 9,44 metros de comprimento e 8,53 metros de largura, a sua fuselagem avançada integra os sistemas de propulsão e de asa para obter um voo eficiente e avançado.

O voo teste representa o marco mais recente para o Boeing NeXt. A divisão da construtora aeroespacial trabalha com agências reguladoras e parceiros do sector para liderar a introdução responsável de um novo ecossistema de mobilidade e garantir um futuro em que veículos aéreos autónomos e pilotados coexistam com segurança. Além do PAV, o portfólio da Boeing NeXt inclui um veículo aéreo de carga totalmente eléctrico não tripulado (CAV) projetado para transportar até cerca de 225 quilogramas, e outras plataformas de mobilidade urbana, regional e global.

O CAV completou seu primeiro voo interno no ano passado e fará neste ano a transição para os testes de voo ao ar livre. “A Boeing estava lá quando a indústria da aviação nasceu e, no nosso segundo século, vamos libertar o potencial do mercado na mobilidade aérea urbana”, disse Steve Nordlund, vice-presidente e diretor-geral da Boeing NeXt. “Da construção de veículos aéreos à integração do espaço aéreo, vamos inaugurar um futuro de mobilidade segura e de baixo stress em cidades e regiões ao redor do mundo”.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...