Bombardeamento em aeroporto líbio atinge aviões de passageiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Dois aviões de passageiros Airbus, um A330-200 e um A320, da companhia Libyan Airlines, sofreram avultados prejuízos, no passado sábado, dia 9 de maio, durante um bombardeamento com lança-morteiros e lança-foguetes ao Aeroporto de Mitiga, um dos aeroportos civis da cidade de Tripoli, na Líbia.

O A330-200, matrícula 5A-LAU, estava abrigado num hangar, mas o A320, registo 5A-LAU, estava com passageiros embarcados, pronto para descolar com destino a Espanha, num voo humanitário com cidadãos europeus, que iriam ser repatriados para Espanha, Alemanha e Países Baixos. No regresso transportaria cidadãos líbios que estavam retidos em Espanha.

O bombardeamento foi da autoria de uma brigada de homens leais ao Khalifa Haftar, um dos senhores da guerra na Líbia, que disputa o controlo da capital do País. O ataque provocou um incêndio de grandes dimensões nos tanques de combustível de abastecimento do aeroporto e diversas explosões, cujos fragmentos atingiram os aviões que se encontram fora de serviço. O A320 apresenta diversos rombos na fuselagem, entre outras avarias, afigurando-se muito difícil a sua recuperação, disseram fontes da companhia aérea.

O ataque destruiu ainda outros edifícios do aeroporto, equipamentos móveis e provocou crateras nas pistas de aterragem e zonas de parqueamento de aviões. Há a registar dois mortos e diversos feridos na área bombardeada.

Não há feridos entre os passageiros que se encontravam a bordo do A320 da Libyan Airlines, mas testemunhas disseram que se geraram cenas de grande pânico a bordo da aeronave que já tinha embarcado cerca de uma centena de passageiros, quando começou o ataque.

O Aeroporto de Mitiga é o único aeroporto aberto ao tráfego de aviões comerciais na área da cidade de Tripoli. O Aeroporto Internacional da cidade encontra-se destruído e desativado, resultado dos violentos embates entre as artilharias dos dois grupos antagonistas que lutam pelo controlo da capital líbia.

 

  • Fotos © Libyan Observer

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...