Durante o dia de ontem uma empresa de importação e exportação sediada na Suíça, com escritórios na Alemanha e Ucrânia, listou no E-bay um bombardeiro estratégico TU 95 Bear. De acordo com a descrição inserida no portal Ebay, que está a mediar a venda, o promotor do negócio é um cliente dessa empresa, que vive na Ucrânia e que adquiriu o bombardeiro.
Este aparelho de guerra, capaz de lançar mísseis de cruzeiro Raduga Kh-55, foi construido em 1987. Tem 454 horas e 24 minutos, das 5000 horas TBO previstas. Facto que leva o vendedor a anunciar que o avião está em boas condições!
Os custos de transporte para o porto de Nokolaiev ou de Odessa estão incluídos no preço final.
De acordo com a descrição o avião não tem certificado de Airworthiness válido e deverá ainda sofrer manutenção para que tal aconteça. Aliás pelas fotos é perceptível compreender o estado do aparelho.
A força aérea ucraniana já não opera nenhum avião deste modelo. Recebeu-os aquando do desmembramento da União Soviética e a frota acabou por ser desactivada aquando do Tratado START-1.
Este avião aparenta na foto ter ostentado a estrela vermelha da ex-URSS e o também o símbolo da Força Aérea Ucraniana.
A Newsavia tentou o contacto. O número de telefone fornecido funciona, e de acordo com o interlocutor, de nome Simon o avião é entregue com todos os documentos, e pode ser visitado em Dnjepopetrowsk, na Ucrânia.
Não se trata da melhor altura para visitar bases militares na Ucrânia e quanto à veracidade da oportunidade de negócio deixamos ao critério dos nossos leitores, as licitações começam em 2.183.406,11€. Será que o dia das petas chegou mais cedo?
Fotos : Ebay.com