Brasil e Moçambique iniciaram projeto de cooperação técnica na aviação civil

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Uma delegação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil esteve em Maputo (Moçambique), entre os dias 13 e 17 de março, para iniciar o projeto de cooperação técnica em aviação civil com o Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM). A coordenação da missão foi da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

A missão, que foi recebida pelo ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, teve como objetivo levantar informações e trocar experiências entre as autoridades da aviação civil dos dois países para elaboração da estrutura lógica do projeto, que será desenvolvido em três eixos principais: segurança operacional, governança e capacitação.

A delegação brasileira da ANAC foi composta por técnicos da agência e pelo Superintendente de Planeamento Institucional, Marcelo Bernardes. Por parte do Ministério das Relações Exteriores, participaram o embaixador brasileiro em Moçambique, Ademar Seabra, e a responsável pelo Programa de Cooperação Técnica Brasil-Moçambique Paula Rougemont.

 

Cooperação Internacional também entre o Brasil e Angola

Em janeiro deste ano, a ANAC realizou o Workshop de Resistência de Pavimentos Aeroportuários para a Autoridade de Aviação Civil de Angola, com treino sobre o método ACN/PCN, além do novo método de avaliação de resistência de pavimentos da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI/ICAO), que entrará em vigor em novembro de 2024.

Outro destaque foi também em Angola. A capacitação sobre Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional para Operador de Aeródromo (SGSO/AGA) ajudou o país a ter resultados positivos na auditoria da OACI. De acordo com a presidente do Conselho de Administração da ANAC Angola, Amélia Kuvíngua, o resultado preliminar aponta que o país foi superior à média regional dos 24 países da região Sul e Leste da África.

 

  • A imagem de entrada mostra as duas delegações que se encontraram em Maputo. Foto © ANAC Brasil.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...