A liberalização das ligações aéreas entre duas ilhas dos Açores e o continente entra em vigor a 29 de Março, segundo informação publicada hoje, terça-feira, dia 27 de Janeiro, no Jornal Oficial da União Europeia, revela um despacho da agência noticiosa Lusa, em Lisboa.
A revogação das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel e Terceira e o continente (Lisboa e Porto) foram hoje publicadas no Jornal Oficial da União Europeia, depois de terem sido enviadas para Bruxelas pelo Governo português, para autorização e publicação pela Comissão. A liberalização destas rotas resulta de um acordo entre o Governo da República e o executivo regional dos Açores, fechado em Novembro passado.
Segundo a informação publicada hoje pela Comissão Europeia, e tal como os dois governos acordaram, mantêm-se obrigações de serviço público nos restantes aeroportos açorianos com voos de e para o continente, ou seja, Santa Maria, Faial e Pico. Nas rotas que ligam São Miguel e a Terceira ao continente haverá, porém, obrigações de serviço público no que toca ao transporte de carga e correio, as quais entram em vigor a 01 de julho. A liberalização de ligações aéreas entre os Açores e o continente vai permitir a entrada das chamadas ‘low cost’ (companhias de baixo custo) na região autónoma.
Atualmente, só a TAP e a SATA (as transportadoras aéreas nacional e açoriana, respetivamente) voam para os Açores. A EasyJet e a Ryanair já anunciaram que vão voar para São Miguel (Aeroporto João Paulo II/Ponta Delgada), estando já abertas as reservas e vendas nos seus sites. A SATA, por seu turno, revelou que vai continuar a voar de São Miguel para Lisboa e Porto e aumentar as ligações que faz entre a Terceira e Lisboa.