Bruxelas prolonga alívio das regras de ‘slots’ nos aeroportos europeus

A Comissão Europeia prolongou até ao fim de outubro de 2022 o alívio as regras da União Europeia (UE) para faixas horárias (conhecidas na linguagem aeroportuária por slots) na aviação devido aos efeitos da pandemia de covid-19, anunciaram nesta quarta-feira, dia 15 de dezembro, fontes comunitárias em Bruxelas.

O executivo comunitário estendeu à época de programação do verão de 2022 – entre 28 de março e 29 de outubro – o alívio das regras relativas a slots, permitindo que as companhias aéreas apenas tenham de utilizar 64% de uma determinada série de faixas horárias para manter os direitos históricos de horários de descolagem e aterragem.

A exceção de não utilização justificada de faixas horárias, protegendo os direitos históricos das companhias aéreas aos slots quando as medidas estatais impostas pela covid-19 impedem os passageiros de viajar, será também alargada.

Em julho passado, Bruxelas tinha já reduzido, até março de 2022, de 80% para 50% o uso das séries de slots devido aos efeitos da pandemia.

As regras da UE relativas aos slots obrigam a que as companhias aéreas tenham de utilizar pelo menos 80% das suas faixas horárias de descolagem e aterragem de modo a mantê-las na temporada seguinte.

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica