C-130 Hercules chileno desaparece na Antártida com 38 pessoas a bordo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião de transporte militar Lockheed C-130 Hercules da Força Aérea do Chile (FAC) encontra-se desaparecido desde a tarde desta segunda-feira, dia 9 de dezembro, com 38 pessoas a bordo, na área da Antártica, anunciou a FAC num comunicado distribuído ao fim da tarde (hora local) em Santiago.

Segundo explica a FAC a aeronave tinha descolado da Base Aérea de Chabunco, na cidade de Punta Arenas com destino à Base Aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, na Antártida. A bordo seguiam 38 pessoas, sendo 17 tripulantes e 21 passageiros.

O avião transportava técnicos especializados na reparação de um oleoduto que abastece de combustível a base e que iriam, também efectuar tratamento anti-corrosivo nas instalações da base aérea chilena na Antártida.

O C-130 Hercules da FAC descolou pelas 16h55 locais (19h55 UTC) e pelas 18h13 (21h13 UTC) os controladores aéreos perderam o contacto por rádio com a tripulação do avião militar.

Imediatamente os altos comandos da Força Aérea do Chile ordenou a saída de meios aéreos baseados na Região de Magalhães e na cidade de Santiago, que iniciaram buscas. Logo após a meia-noite local, hora em que o avião deveria ficar sem combustível, se estivesse a voar, sairam dois aviões caças que estão a procurar a zona na esperança de encontrar algum rasto. Contudo, só após o alvorecer poderão ser retomados os trabalhos de busca com meios. O Presidente da República do Chile, Sebastián Piñera, deslocou-se para o Estado-Maior da Força Aérea, para seguir mais de perto a operação de busca e resgate dos militares que se deslocavam para a Antártida, anunciou nesta madrugada a imprensa chilena.

Entre os passageiros contam-se 15 especialistas da Força Aérea do Chile, três do Exército, dois da empresa ‘Improser’ e um funcionário da Universidade de Magalhães.

 

O comunicado distribuído pela FAC indica que logo que existam notícias sobre o paradeiro do avião e dos seus ocupantes serão divulgadas pelos meios oficiais militares.

 

  • Foto © Cristián Marambio

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...