A TACV Cabo Verde Airlines, companhia aérea estatal da República de Cabo Verde, arquipélago situado no Oceano Atlântico, na costa noroeste do continente africano, transportou mais 78% de passageiros nos voos internacionais, em 2024, face ao ano anterior, anunciou a empresa em comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 8 de janeiro, na Cidade da Praia.
“Com um total de 1.068 voos internacionais realizados em 2024, a companhia transportou 118.192 passageiros”, quando em 2023, “foram transportados 66.498 passageiros em 692 voos”, disse.
As ligações do país a Lisboa e Paris “destacaram-se como as mais populares, contabilizando 646 e 123 voos, respetivamente, o que reforça a importância destas rotas para a conectividade de Cabo Verde com o mundo, particularmente com a diáspora”. A taxa de ocupação dos voos internacionais subiu de 60% para 70%.
Segundo a TACV, estes são “os maiores resultados” desde que a companhia reiniciou atividades, em 2021.
“Não obstante os desafios dos últimos três anos, especialmente no período pós-pandemia, a TACV Cabo Verde Airlines tem recuperado gradualmente as suas operações”, indicou.
A atenção está dirigida “para a estabilização dos voos internos”, a par da “melhoria das ligações internacionais, incluindo o aumento do número de voos”.
No segmento de voos domésticos, que a TACV assumiu em março de 2024, após problemas na concessão do serviço, a companhia estatal fez 4.654 voos e transportou 256.697 passageiros.
“O mês de agosto foi um marco”, com um total de 636 voos e 36.825 passageiros transportados, indicou a empresa.
O percurso São Vicente-Praia “destacou-se como o mais movimentado, com 611 voos e 43.566 passageiros”.
Empresa reforçou a frota interilhas com quatro aeronaves
A TACV Cabo Verde Airlines revelou também que procedeu a mais um reforço da frota interilhas, desta vez para quatro aviões, nove meses depois de retomar a operação que esteve concessionada e com diversas falhas.
“Com a atual frota de quatro aeronaves, duas ATR e duas DASH, a companhia quase que duplica a sua capacidade de oferta”, passando de 142 para 272 lugares, desde março de 2023.
Desde que assumiu as operações “a Cabo Verde Airlines tem vindo a aumentar gradualmente o número de voos domésticos: nos primeiros três meses realizou uma média de 350 voos mensais, tendo atingido 566 voos no último trimestre de 2024”, acrescentou.
Com quatro aviões, a TACV poderá “ajustar, de forma dinâmica, o número de voos disponíveis, garantindo uma resposta cada vez mais eficaz à crescente procura de viagens”, indicou a companhia.
“Além dos quatro aviões, sempre que se mostrar necessário, a TACV utilizará um dos aviões Boeing”, usados nos voos internacionais, “para voos interilhas a fim de satisfazer toda a procura”, conclui o comunicado da empresa aérea.