Cabo Verde Airlines disposta a avaliar retoma dos voos para São Vicente e Praia

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Cabo Verde Airlines manifestou, em comunicado, o propósito de avaliar as condições para a viabilização de voos internacionais para São Vicente e para a Cidade da Praia, mantendo sempre o foco no modelo de negócios assente no ‘Hub Aéreo’.

No comunicado enviado à redação da ‘Inforpress – Agência Cabo-Verdiana de Notícias’, o conselho de administração da Cabo Verde Airlines esclarece que o principal motivo que levou a companhia a não incluir Praia e São Vicente nos seus planos de voo, tem a ver com a opção tomada de apostar num modelo de negócio assente numa operação ‘Hub & Spoke’, com base na ilha do Sal.

Segundo a mesma fonte, o modelo assente na operação ponto a ponto esgotou-se, tendo demonstrado durante longos anos que não tem sustentabilidade e muito menos potencial para contribuir da melhor forma para o aproveitamento da localização estratégica de Cabo Verde.

A Cabo Verde Airlines fez saber ainda que foi feito um “estudo detalhado” de mercados potenciais, por forma a se definir a rede de rotas e frequências a ser operada pela companhia no âmbito do hub.

“Efetivamente, e na base do estudo de mercados potenciais, foi definido uma rede que permitisse, numa base de sustentabilidade, garantir a partir do Sal, conectividade com Portugal, França, Itália, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Senegal, Nigéria e Angola”, lê-se no comunicado que ainda diz que “a consolidação do hub é importante para o futuro da empresa”.

A Cabo Verde Airlines afirma no mesmo comunicado que “tem a plena consciência dos voos realizados actualmente pelas companhias concorrentes para Praia e Mindelo e que usam o hub dos seus respectivos países para oferecerem mais conexões com Cabo Verde”.

Mantendo sempre o foco no modelo de negócios assente no hub aéreo que se encontra, aliás, na sua fase bem inicial da sua implementação, diz a companhia que “não exclui a hipótese de vir a estudar, em sintonia com o parceiro estratégico, a viabilidade de uma operação para servir as duas maiores cidades do país numa base de complementaridade ao hub e sem pôr em causa a essência e os objectivos estratégicos subjacentes ao seu novo modelo de negócios”.

A Cabo Verde Airlines informou ainda no comunicado que a operação atual a partir do Aeroporto da Cidade da Praia é uma operação de recurso, circunscrita ao período de inverno (novembro de 2018 a março de 2019), que “só está sendo possível devido à suspensão temporária de algumas operações do hub para permitir à companhia atuar sobre o mercado mais afectado (Itália, França, Brasil) pela disrupção operacional de Julho de 2018”.

Recorde-se que, na semana passada, questionado sobre a possibilidade de a TACV regressar à rota São Vicente-Lisboa, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou que a retoma dos voos internacionais a partir de São Vicente, à semelhança do que já acontece na cidade da Praia, “não é uma decisão administrativa ou política do seu Governo”.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente questionou segunda-feira “que milagre fez este novo conselho de administração” da TACV “a ponto de convencer o Governo” de que, “agora sim”, os voos Praia-Lisboa vão ser rentáveis.

É que, para Augusto Neves, em conferência de imprensa, no Mindelo, “todos os cabo-verdianos sabem” que TACV foi sempre uma “empresa-problema e deficitária” e que tem “custado muito” ao Estado e ao povo das ilhas de Cabo Verde.

Já o movimento ‘Sokols 2017’ organiza neste domingo, dia 16 de dezembro, uma “marcha de indignação” para exigir a reposição dos voos da TACV para São Vicente e diz esperar que o primeiro-ministro dê uma “resposta célere” que, não havendo, poderá “trazer consequências”.

 

  • Foto © Nelson Dias

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

APAVT lidera missão internacional de agentes de viagens à Região Administrativa Especial de Macau

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo...

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...