Bem-vindo, !|Sair

Carregador portátil pega fogo em bagageira de avião

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


 

Um carregador portátil para telemóveis/celulares, aparelho vulgarmente conhecido por power bank, incendiou-se dentro de uma mala que estava na bagageira de um avião da companhia China Southern Airlines, quando estavam a embarcar os passageiros para um voo entre os aeroportos internacionais de Gouangzhou e de Xangai/Hongqiao.

A tripulação de cabina alertada para o incidente respondeu prontamente, primeiro com uma garrafa de água e depois com uma garrafa de refrigerante, líquidos que apagaram prontamente as chamas que saiam de uma mala de um passageiro que tomara o seu assento e que já estava colocada na bagageira.

O avião no qual ocorreu o incidente, um Boeing 777-300, registo B-2009, foi substituído, tendo o voo partido com um atraso de cerca de três horas.

No momento do incêndio já estavam a bordo muitas dezenas de passageiros.

As baterias de lítio que equipam os telefones portáteis e outros aparelhos do mesmo tipo, nomeadamente os power banks têm registado diversos incidentes deste tipo, nomeadamente a bordo de aeronaves. Por tal motivo desde o ano passado que a ICAO obrigou as companhias aéreas a não permitirem essas baterias na bagagem despachada pelos passageiros e que seguem nos porões dos aviões. As baterias deverão ser acondicionadas em bolsas que seguem junto dos passageiros, que devem evitar também a sua colocação nas malas e sacos que são depositadas nas bagageiras de bordo.

Este caso evidencia que se o incêndio se tivesse manifestado em pleno voo e pelo facto da bateria estar no interior da bagageira, poderia ter provocado mais pânico e, eventualmente, mais estragos na aeronave.

A China Southern Airlines confirmou o incidente e distribuiu uma nota em que diz que a tripulação de bordo atuou de acordo com as regras de segurança.

 

    Publicamos em seguida um vídeo que circula em diversas redes sociais que mostra o ataque ao incêndio, com os meios que estavam à mão, mas que se revelaram eficientes:

 

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica