A Metro Skyways Ltd. (MSL), subsidiária da companhia israelita Urban Aeronautics, deverá ser a primeira empresa a desenvolver um carro voador nos próximos cinco anos, com o ‘CityHawk’, um veículo autónomo.
Em entrevista à revista ‘Defense-Update’, o presidente executivo da Urban Aeronautics, Rafi Yoeli, disse que a sua empresa está à procura de financiamento para a fase de demonstração de voo atual, ou para a totalidade do programa de cinco anos, que resultará na conclusão do projeto, ou seja, desenvolvimento e teste de um avião que utilizará combustível de aviões a jato para voar e descolar/pousar na vertical (VTOL), construído exclusivamente para uso de civis, nos setores de veículos aéreos pessoais (Air-Taxi e Air-Rescue).
O projeto ‘CityHawk’ vai estar em conformidade com os padrões de certificação de segurança da aviação civil para a mobilidade terrestre e aérea.
O veículo vai ser inicialmente operado e alimentado por combustível para aparelhos a jato, mas o objetivo passa pela aposta do hidrogénio.
O ‘carro voador’ tem capacidade para transportar quatro passageiros e para carregar 700 bars de hidrogénio comprimido, uma vez que tais opções tornam-se mais viáveis a nível comercial. Uma das características de segurança a bordo será um pára-quedas lançado por foguete, para trazer o veículo para o solo com segurança, caso aconteça alguma ocorrência crítica durante o voo.
O ‘CityHawk’ vai ser desenvolvido a partir do projeto do ‘Cormorant’, desenvolvido originalmente para carregar equipamento militar, com tecnologia ‘Fancraft’, tendo registado mais de 200 horas de voo em testes.
Atualmente, o protótipo ‘Cormorant’ é capaz de descolar verticalmente como um helicóptero. Este protótipo, já com as tecnologias patenteadas pela empresa Urban Aeronautics, com base em Telavive, em Israel, está com o preço estimado de 14 milhões de dólares. A empresa demorou 15 anos para concluir o produto. A expectativa da empresa é de melhorar esta versão, com acréscimo na velocidade, melhoria na locomoção do veículo e na estabilidade.
- Imagem de entrada: © 2017 Urban Aeronautics Ltd.