Bem-vindo, !|Sair

Cartéis da droga abandonam aeronaves em zonas do Caribe hondurenho

As autoridades militares das Honduras anunciaram ontem, dia 15 de Agosto, que encontraram duas aeronaves abandonadas em zonas de selva e reserva florestal, no Departamento de Gracias a Dios, no litoral do Caribe. Sobre ambas recai a suspeita de estarem a ser utilizadas no transporte de droga, o que, infelizmente, é corrente naquela área geográfica.

O porta-voz das Forças Armadas hondurenhas disse que estão a investigar a proveniência de um avião ligeiro, de dois motores, que foi encontrado em La Mosquitia, na fronteira com a Nicarágua. Embora os militares tenham referido que o avião está totalmente destruído, fotografias chegadas aos jornais mostram apenas o trem quebrado e alguns estragos na fuselagem, não tão graves para considerá-lo como perda total. Não foi encontrado plano de voo nem qualquer referência ao sobrevoo do espaço aéreo das Honduras relacionados com a aeronave.

heli honduras abertoheli honduras registo

No dia anterior, 14 de Agosto, tinha sido encontrado, em Brus Laguna, no mesmo departamento de Gracios a Dios, num terreno baldio, um helicóptero, este em boas condições mecânicas, segundo os militares, que estava também vazio e ostentava um adesivo com uma matrícula dos Estados Unidos da América, quando na verdade o registo verdadeiro estava pintado na fuselagem e não era o mesmo.

Desde há três meses que o Governo das Honduras, com o apoio das Forças Armadas, montou um escudo aéreo, marítimo e terrestre naquela zona do Caribe para impedir o ingresso de aeronaves com carregamentos de droga e produtos afins. Neste ano de 2014, refere uma nota do Governo distribuída em Tegucigalpa, já foram apreendidas três toneladas de cocaína e dezenas de barris com produtos químicos destinados ao processamento de drogas proibidas, destinados a laboratórios de processamento escondidos na selva, todos procedentes de outros países da América do Sul.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica