Catar compra 36 aviões de combate F-15 aos Estados Unidos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img


 

O ministro da Defesa do Catar e o secretário da Defesa da Administração Federal dos EUA concluíram nesta quarta-feira, dia 14 de junho, o acordo para a compra de 36 aviões F-15 aos Estados Unidos, avaliada em 12 mil milhões de dólares norte-americanos.

O acordo surge poucas semanas depois de uma visita do Presidente Donald Trump ter visitado a Arábia Saudita, país que cortou relações diplomáticas com o Catar, acusado de patrocinar o terrorismo a partir dos países árabes, nomeadamente do Irão.

A venda “dará ao Catar uma capacidade de vanguarda e aumentará a cooperação e interoperabilidade na segurança entre os Estados Unidos e o Qatar”, disse o Departamento de Defesa em comunicado.

O Congresso aprovou no ano passado a venda de 72 F-15 ao Catar, num acordo avaliado em 21 mil milhões de dólares, abrindo a porta para o acordo agora assinado.

No entanto, tal ocorreu antes de vários países vizinhos do Catar, liderados pela Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, terem rompido relações diplomáticas, comerciais e de transporte com o regime de Doha na semana passada, decisão que justificaram com o alegado apoio do Catar a grupos terroristas no Irão.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...