Centro Digital de Aviação em Portugal acelera a transformação digital e a inovação na TAP

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

‘Tata Consultancy Services’ estabelece um centro de excelência em Portugal na sequência de uma parceria com a companhia aérea portuguesa

Na sequência da parceria com a TAP, a empresa internacional ‘Tata Consultancy Services’ (TCS), fornecedor global de consultoria e tecnologia de Tecnologias de Informação (TI), inaugurou o seu Centro Digital de Aviação em Alfragide, perto de Lisboa, em Portugal.

Em 2022, a TAP selecionou a TCS como parceiro estratégico para acelerar a sua transformação digital e inovação tecnológica na sequência de um concurso internacional.

“Com base na parceria estratégica, a TAP está a trabalhar com a TCS para racionalizar e modernizar a arquitetura dos sistemas, enriquecer a experiência do cliente e melhorar o desempenho operacional para melhor servir os clientes da companhia aérea”, destaca a companhia aérea portuguesa num comunicado de imprensa distribuído nesta sexta-feira, dia 21 de junho.

O Centro Digital de Aviação da TCS alberga consultores, arquitetos de soluções e especialistas em tecnologia, que fazem uma utilização inovadora das tecnologias digitais – como a nuvem, a análise de dados e a automatização – para apoiar as empresas europeias em toda a cadeia de valor da aviação.

O centro faz parte da ‘TCS European Delivery Network’ e também será utilizado como uma instalação nearshore para servir outros clientes globais da TCS no sector dos transportes, o que se espera que resulte em mais empregos tecnológicos em Portugal.

De facto, o novo centro da TCS está a tirar partido dos talentos existentes em Portugal para servir clientes em toda a Europa e conta já com 75 profissionais altamente qualificados.

Luís Rodrigues, CEO da TAP, considera que “a TAP está a dar continuidade ao seu ambicioso plano de transformação e a TCS foi selecionada como parceira com base na sua profunda experiência no setor aéreo, histórico comprovado de realização de transformações digitais e liderança tecnológica. Estamos muito satisfeitos por confirmar que esta parceria estabelecida com a TAP atraiu para Portugal este investimento da TCS, que cria um centro de competências tecnológicas sem paralelo no nosso País.“

“O TCS Centro de Aviação Digital distingue-se por oferecer uma profunda experiência global no sector e capacidades tecnológicas exclusivas para as necessidades das companhias aéreas e empresas de transporte na Europa. É uma demonstração do nosso compromisso contínuo com o mercado europeu e estamos ansiosos por expandir as nossas parcerias com companhias aéreas e empresas de transportes europeias que estão a embarcar em jornadas de transformação empresarial para aperfeiçoar a sua vantagem competitiva e construir negócios mais resilientes e sustentáveis”, destaca Krishnan Ramanujam, presidente do ‘Consumer Business Group’ da TCS, citado no comunicado divulgado pela TAP.

A Tata Consultancy Services é uma empresa que integra o Grupo Tata, com sede na Índia, um conglomerado económico que congrega diversas atividades industriais e comercias. É também dono de três companhias aéreas, incluindo a Air India (LINK notícia relacionada).

Na imagem de abertura vemos (da esquerda para a direita) Luís Rodrigues, CEO da TAP; Mário Chaves, COO da TAP; e Krishnan Ramanujam, presidente do ‘Consumer Business Group’ da TCS; na cerimónia da inauguração do Centro Digital de Aviação do grupo indiano, em Lisboa.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV suspendem greve após acordo com empresa e o Governo de Cabo Verde

Os pilotos dos voos internacionais da TACV – Transportes...

Governo assegura que “não vai haver aporte do Estado” para o novo aeroporto de Lisboa

O ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz (na...

Lisboa volta a ter voo direto para o Cairo – Egyptair retomou a rota com dois voos semanais

A Egyptair está de regresso a Portugal, tendo retomado...

CRJ-200ER despenhou-se no Nepal – Morreram 18 dos 19 ocupantes da aeronave que fazia um voo de teste

Um avião a jato bimotor CRJ-200ER da companhia nepalesa...