CÉUS ABERTOS: BRASIL – EUA

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A opinião dos Profissionais. #1 Newsletter OUT2018


Olá estimados leitores! Como pode ser constatado pelo tema deste artigo, trata sobre o acordo de céus abertos firmado entre a República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América. Mas o que é um acorde de céus abertos? É uma das liberdades do ar, permite amplo acesso recíproco de aeronaves dos Estados-parte do acordo.

As partes desse Acordo poderão, dentre outros direitos, sobrevoar o território dos contratantes sem pousar; pousar por motivos não-comerciais; executar transporte aéreo internacional por empresas de ambos os contratantes advindo de seu território, de pontos aquém destes, intermediários ou além. Enfim, te qualquer ponto para o território do Brasil e dos EUA, sendo esta a própria essência do Acordo de Céus Abertos e desta Liberdade do Ar.

Essas empresas aéreas (empresas dos contratantes) podem, conforme decidam, operar em ambas as direções; combinar números de voos; servir a ponto antes, dentro e após o território; omitir escalas; transferir o tráfego realizados por suas aeronaves; efetuar escalas dentro ou fora do território do contratante; realizar o transporte em transito pelo território do país contratante, sendo este um ponto primordial do Acordo, dentre outros.

Vale destacar, que o Acordo de Céus Abertos não elide a necessidade de autorização de operações e permissões técnicas formalizado pela Autoridade Aeronáutica competente de cada país. Assim, ainda que em vigor este Acordo, as empresas dos dois contratantes devem submeter-se, por óbvio, às normas técnicas de segurança e operação. Autorização que poderá ser revogada nas hipóteses do Artigo 4 do Acordo.

Cumpre observar também que empresas aéreas das partes têm o direito de comercializar, no território da outra parte, serviços aéreos internacionais da forma como decida fazê-lo, podendo, inclusive, estabelecer escritório. Interessante que está estabelecido que as empresas poderão comercializar na moeda no país ou em “em moedas livremente conversíveis de outros países”. Entende-se, pois, que a empresas somente é obrigada, no Brasil, a aceitar o Real, como moeda de curso forçado, mas, querendo, poderá aceitar pagamentos em outras moedas.



E os lucros obtidos com a operação no território do outro país contratante deverá permanecer neste? Se assim decidir, poderá. Mas o Acordo de Céus Abertos Brasil – EUA prever que a empresa aérea poderá remeter, respeitando a legislação em vigor no país, os valores que excedam as somas localmente desembolsadas. Destaque-se que “A conversão e a remessa serão prontamente permitidas sem restrições nem cobrança de impostos sobre as mesmas, à taxa de câmbio aplicável às transações e remessas do dia do pedido inicial da empresa aérea para a remessa” (Artigo 8).

Há, assim, a isenção de impostos sobre essas transações até a medida na qual o Acordo não seja comprometido. Obrigações que não violam o Acordo, como as taxas bancárias, e outras, deverão ser regularmente newpelas empresas aéreas.

Por fim, despesas locais poderão ser pagas no território da outra parte. Dessa forma, despesas com peças de reposição e combustível, por exemplo, utilizados pelas aeronaves no Brasil poderão ser pagos ao fornecedor Americanos nos EUA, em dólar.

Ademais, estes são ponto que merecem destaque no Acordo sobre Transportes Aéreos entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América, internalizado, no Brasil, pelo Decreto nº 9.423, de 26 de junho de 2018.


Nota: Todos os textos publicados na secção blogger integram um espaço de participação dos leitores e seguidores, que convidamos para tal. São da responsabilidade do autor, sendo que não expressam necessariamente a opinião da NEWSAVIA




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...