Um avião de passageiros Comac C919, de fabrico chinês, que acaba de ser integrado na frota da companhia nacional Air China, aterrou nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, no Aeroporto Internacional de Macau.
A aeronave, registo B-919Y, fez também o primeiro voo comercial para a Air China, após a sua receção há poucos dias. Ficará estacionado no aeroporto da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), no sul da China, durante quatro dias, participando como convidado na mostra estática de aeronaves da 13ª Exposição de Aviação Executiva de Macau, que termina no próximo domingo, dia 10.
Na chegada ao antigo território português do Oriente, o C919 da Air China, foi saudado com um arco de água pelos bombeiros aeroportuários, estando presentes na cerimónia de receção vários convidados, entre eles o representante do Chefe do Executivo da RAEM e secretário dos Transportes e Obras Públicas, Raimundo Arrais do Rosário, e o presidente da Autoridade de Aviação Civil de Macau, Pun Wa Kin, que entregaram flores à tripulação e ao pessoal.
“Esta é a primeira vez que o C919 voa na rota de Macau e estou especialmente orgulhoso por trazer esta aeronave de fabrico nacional para ser visto em Macau” afirmou Hao Xin, comandante do voo do C919 da Air China, em declarações divulgadas pela agência de notícias ‘Nova China’.
“Desde que recebemos a nossa primeira aeronave C919 a 29 de agosto deste ano, temos operado com sucesso nas rotas Pequim-Xangai e Pequim-Hangzhou e em breve irá expandir-se para incluir rotas como Pequim-Wuhan”, acrescentou.