Bem-vindo, !|Sair

Comandante da Air NZ sofre aneurisma cerebral após pousar B787-9 Dreamliner

Ann Barbarich, uma das primeiras mulheres piloto a integrar os quadros da companhia aérea Air New Zeland (Air NZ), da Nova Zelândia, morreu na passada terça-feira num hospital da cidade de Perth, na Austrália, depois de ter sofrido um aneurisma cerebral poucos minutos após pousar um avião Boeing 787-9 Dreamliner da companhia da Oceânia, sob o seu comando, no passado domingo, dia 26 de Outubro.

A notícia foi revelada ontem na Nova Zelândia e na Austrália, países onde a comandante de linha aérea Ann Barbarich era muito considerada e estimada pelos profissionais de aviação. Estava ao serviço da Air NZ desde há 27 anos, os últimos dos quais aos comandos dos Boeing 747-400 que são utilizados nas linhas intercontinentais. Neste momento estava a fazer a adaptação ao Boeing 787-9 Dreamliner, modelo de avião que substituirá os populares ‘Jumbos’ da companhia neo-zelandesa e para cuja frota tinha sido transferida.

No ‘cockpit’ do avião seguiam outros três pilotos, tendo um dos colegas tomado o comando da aeronave logo que se verificou o desfalecimento de Ann Barbarich, ocorrido segundos depois da aterragem bem sucedida em Perth, com o avião completamente lotado, proveniente de Auckland, capital da Nova Zelândia.

Uma nota distribuída pela companhia aérea presta homenagem à comandante Ann Barbarich, lamentando o seu precoce falecimento numa ocasião em que muito tinha que dar à aviação comercial da Oceânia, continente onde sempre viveu e onde registava uma grande actividade em associações relacionadas com a sua actividade profissional.

O seu funeral teve lugar hoje, sexta-feira, dia 31 de Outubro, em Auckland, na Nova Zelândia, para onde o corpo da comandante Barbarich foi transportado.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica