Bem-vindo, !|Sair

Companhias aéreas brasileiras abrem 2014 com números promissores

As companhias associadas Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) embarcaram quase 6,4 milhões de passageiros em Março deste ano, um aumento de 3,4% no comparativo com o mesmo mês de 2013. No período, a oferta caiu em menos de 1% (-0,6%) e ficou em 9,4 mil milhões de ASKs (assentos-quilómetros-oferecidos), e a demanda cresceu 8,2%, atingindo 7,4 mil milhões de RPKs (passageiros-quilómetros-pagos transportados). Com isso, a taxa de ocupação (load factor) foi de 78%, estatística recorde para a aviação doméstica neste mês.

Para o sector, os resultados são favoráveis e mostram que a indústria caminha para uma situação saudável. “Com a estabilidade da oferta e dos custos fixos, a receita que entra com o aumento de demanda é direccionada directamente para os resultados”, afirma Maurício Emboaba, consultor técnico da ABEAR.

Os resultados acumulados no primeiro trimestre também são favoráveis. Com custos operacionais estáveis, a alta da demanda – que apresentou crescimento de 8,9% em relação ao primeiro trimestre de 2013 – e um crescimento tímido da oferta (em 1,8%), a ocupação média se aproxima de 80% (79,64%), que é um nível saudável. “Os números do sector tiveram crescimento maior do que os índices macroeconómicos. Com isso, 2014 se inicia como um ano promissor para a aviação doméstica”, completa Emboaba.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica