Companhias da SATA registam melhor trimestre comercial e operacional de sempre

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Azores Airlines registou um lucro bruto (EBITDA – resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 18,1 milhões de euros no terceiro trimestre de 2022, período no qual arrecadou 90,2 milhões de euros em receitas, anunciou nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, o Grupo SATA, na cidade de Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), onde a companhia aérea portuguesa tem a sua sede.

Estes valores comparam muito favoravelmente com o trimestre equivalente de 2019, ano anterior à pandemia, em que a companhia registou 7,3 milhões de euros (também EBITDA) com receitas totais de 64,6 milhões de euros. De julho a setembro, a Azores Airlines transportou 421 mil passageiros, mais 25,7% do que os 335 mil transportados em 2019.

“Determinantes para o desempenho da companhia neste Verão de 2022 foram o desenvolver de uma estratégia comercial de forte proximidade com passageiros e agentes de mercado e um desempenho operacional robusto que possibilitou à Azores Airlines ultrapassar os graves problemas operacionais que marcaram a época de férias nos vários aeroportos europeus e americanos”, refere o comunicado da companhia. “Nesse contexto, a Azores Airlines conseguiu concretizar a generalidade da sua operação, tendo, no entanto, que acomodar pressão adicional sobre a pontualidade, para além da natural neste período, dado o crescimento do tráfego”, explica a Azores Airlines.

Os resultados da empresa continuaram a ser fortemente impactados pela conjugação do aumento de preço dos combustíveis com a desvalorização do euro face ao dólar norte-americano. O total de custo de combustível, até setembro, foi de 57,4 milhões de euros, mais 91,4%, quase o dobro, face a 2019, equivalente a mais 27,5 milhões de euros. Nos primeiros nove meses do ano, o custo de combustível representa 36,5% dos custos versus 18,8% em 2019.

O resultado líquido do trimestre de Verão da Azores Airlines foi contabilizado em 3,3 milhões de euros.

 

De mesmo modo, a SATA Air Açores teve um excelente desempenho neste período, marcado pelo aumento da mobilidade inter-ilhas que exigiu a introdução de uma nova aeronave Dash Q400 para responder ao aumento da procura. No trimestre de Verão, a SATA Air Açores registou um resultado EBITDA de 5,8 milhões de euros (que compara com o valor de 2,9 milhões de euros em 2019) com receitas de 31,2 milhões de euros (que compara com 22,5 milhões de euros em 2019). Neste Verão, a SATA Air Açores transportou 336 mil passageiros, mais 19% do que os 283 mil de 2019. Embora menos exposta ao problema de combustível, ainda assim o custo desta rubrica no período ascendeu a 8,2 milhões, de euros o dobro dos 4,1 milhões de euros em 2019.

O resultado líquido da SATA Air Açores no trimestre de Verão foi contabilizado em 3,9 milhões de euros.

No corrente ano, o principal desafio para o Grupo SATA – que controla as duas companhias aéreas atrás referenciadas – prende-se com a tesouraria da operação. “De facto, o elevado preço dos combustíveis, o continuado enfraquecimento do euro, a ausência de compensação nas Obrigações de Serviço Público para o Continente e os elevados encargos da divida histórica, condicionam continuamente a atividade, absorvendo uma parte desproporcional dos recursos libertos”, lê-se no comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 19 de outubro.

“Ainda assim, a concretizarem-se as reservas de tráfego, e consequente receita no último trimestre do ano, ambas as companhias aéreas devem registar o melhor ano de sempre nestas rubricas, bem como uma melhoria de resultados operacionais face a 2019”, diz ainda a SATA que acredita que “no global, apesar dos fatores adversos, a recuperação da SATA está em linha com o traçado no Plano de Restruturação aprovado pela Comissão Europeia”.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...

Controladores aéreos em França levantam greve mas preveem-se muitos cancelamentos nesta 5ª feira

Dezenas de milhares de passageiros ficarão privados de voos...

Cabo Verde suspende Certificado de Operador Aéreo e Licença de Explorador Aéreo da TICV

 O Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração da...