Companhias da SATA registaram novos máximos de passageiros em 2022

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

As companhias aéreas do Grupo SATA (SATA Air Açores e Azores Airlines) registaram novos valores máximos de tráfego de passageiros no ano passado, anunciou nesta quarta-feira, dia 18 de janeiro, o grupo português de aviação comercial sediado na Região Autónoma dos Açores.

O número de passageiros transportados nos aviões das duas companhias ascendeu a um novo valor máximo de 1.920.451, o que representou um crescimento de 49,9% em relação ao ano anterior de 2021 e de 12,1% comparativamente ao ano em 2019, o melhor ano de sempre até à data.

A SATA Air Açores, operador afeto ao serviço público inter-ilhas, transportou um total de 837.236 passageiros, mais 32,2% em relação ao ano anterior e mais 9,2% em relação ao ano pré-pandémico de 2019.

A Azores Airlines, transportou um total de 1.083.215 passageiros, mais 67,1% em relação ao ano anterior e mais 14,5%, comparando a 2019, ano antes da pandemia.

Note-se que estes resultados de tráfego foram alcançados em 2022, ano ainda bastante marcado pela crise da pandemia de covid-19 no primeiro trimestre do ano, a que se sobrepuseram os impactos da guerra na Ucrânia e, ainda, as disrupções operacionais sentidas em vários aeroportos da Europa e da América do Norte, destinos que fazem parte da rede da Azores Airlines. Em consequência, as mais recentes estimativas indicam que o número de passageiros em 2022 tenha globalmente estado entre 10% a 15% abaixo de 2019, o que destaca a vitalidade das companhias aéreas do Grupo SATA.

Em 2022, a disponibilidade e fiabilidade das frotas esteve a um nível elevado o que permitiu cumprir com a globalidade do programa operacional. Na SATA Air Açores verificou-se ainda a adição de uma sétima aeronave no Verão para responder à mobilidade na Região Autónoma dos Açores (RAA).

Mesmo com um aumento significativo da oferta, o crescimento da procura permitiu o aumento do load-factor médio anual (aproximação ao rácio entre o número de lugares disponibilizados e o número de lugares utilizados) em cinco pontos percentuais na SATA Air Açores para 72% e em nove pontos na Azores Airlines para 75%, comparativamente com o ano transato.

Em 2023, apesar da extrema volatilidade dos mercados ser o principal desafio, o Grupo SATA antecipa um ligeiro reforço dos números de tráfego, relativamente ao ano anterior.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...