Conceito de Operações de Mobilidade Aérea Urbana do Rio de Janeiro já foi divulgado

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Eve UAM, LLC (Eve), uma empresa da Embraer S.A. (Embraer), publicou nesta quarta-feira, dia 4 de maio, o Conceito de Operações (CONOPS) para o mercado futuro de Mobilidade Aérea Urbana (UAM na sigla em inglês) no Rio de Janeiro. O documento é pioneiro no Brasil, incluindo dados e análises que abrangem a visão, os pontos de atenção e as necessidades operacionais do eVTOL (do inglês, electric vertical take-off and landing), da jornada do usuário e de serviços e suporte.

O conceito foi desenvolvido através de uma cooperação inédita com onze parceiros estratégicos e entidades governamentais, incluindo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), EDP Brasil, Helisul, Skyports, Flapper, RIOgaleão, Universal Aviation, ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), além do Beacon, plataforma que conecta o ecossistema de serviços de manutenção aeronáutica, e da Atech, responsável pelo controle e gestão de tráfego aéreo (civil e militar), ambas empresas do Grupo Embraer.

“Todos os participantes deste grupo de trabalho desempenham papeis fundamentais na evolução da mobilidade aérea urbana. Portanto, este documento, concebido de forma colaborativa, traz um melhor entendimento das características e desafios desta modalidade de transporte e informações para que o ecossistema possa não só se adaptar, mas também se desenvolver com soluções que irão garantir uma expansão de forma segura e sustentável”, disse Luiz Mauad, vice-presidente de Serviços e Operações de Frota da Eve.

A conceção deste CONOPS contou com estudos sobre os aspetos que impactam o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana, grupos de discussão envolvendo os principais pilares para seu desenvolvimento, além de um período de operações de voo realizadas em novembro de 2021, conectando a Barra da Tijuca com o Aeroporto Internacional Tom Jobim — RIOgaleão, simulando o ecossistema de UAM com a utilização de um helicóptero. A comunidade também participou dessa simulação por meio da compra de passagens com preços acessíveis, em um dos seis voos diários realizados ao longo de 30 dias. Os dados e informações extraídos desta simulação irão contribuir para a definição das características e necessidades para o desenvolvimento da mobilidade aérea urbana não só no Rio de Janeiro, mas também em outros lugares, criando plano de Mobilidade Aérea Urbana para qualquer cidade.

 

O CONOPS ficará disponível no site da Eve para acesso de toda a comunidade com o objetivo de apresentar a visão para um ecossistema de UAM, que permitirá uma nova forma de transporte acessível, segura e sustentável. Essa visão agrega e incentiva a todos os responsáveis por este ecossistema a evoluir juntos, trazendo direcionamentos para que a indústria, pessoas, órgãos reguladores e entidades civis e governamentais estejam preparados para investir, desenvolver e integrar essa nova modalidade de transporte.

 

  • Leia o CONOPS do Rio de Janeiro (apenas disponível a versão em língua inglesa) AQUI

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...