Consórcio constituído pela TAAG e Emirates quer gerir a TACV

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um consórcio formado pela companhia aérea angolana TAAG – Linhas Aéreas de Angola e Emirates, esta com base no Dubai, está interessado em assumir a gestão da TACV- Transportes Aéreos de Cabo Verde, que se encontra em processo de privatização.

A notícia foi divulgada no final do mês passado pela Televisão de Cabo Verde (RTC) que adiantou que o primeiro-ministro não confirmou a notícia, mas respondeu que, a haver essa proposta, ela será analisada pela comissão que está nomeada para tratar da privatização da TACV, um processo que já deu os primeiros passos com a separação do negócio do ‘handling’ da responsabilidade da companhia nacional.

A notícia não tem sido comentada em Cabo Verde, e segundo fontes angolanas, o consórcio está constituído e o dossiê entregue às autoridades cabo-verdianas.

O consórcio constituído por angolanos e árabes tem em vista transformar a TACV numa companhia global que possa responder com maior dimensão e prontidão no mercado da África Ocidental, onde existem grandes perspectivas de negócio.

Não é a primeira vez que empresários angolanos manifestam interesse na aquisição da TACV. O facto da Emirates se juntar é natural se tivermos em conta a parceria assinada com os angolanos e que deverá ser potenciada logo após a abertura do novo Aeroporto Internacional de Luanda, no próximo ano. Além do mais Cabo Verde e a área de influência do arquipélago estão numa zona ainda pouco coberta pela companhia dos Emirados Árabes Unidos, cuja expansão, nos últimos anos, tem sido notável.

A TAAG, por seu lado, está numa boa fase, reestruturada e com nova organização operacional. Tem uma das mais modernas frotas de África e a companhia foi alvo de uma recente recapitalização de mais de dois milhões de dólares.

A TACV, infelizmente, está numa conjuntura muito má, com uma dívida enorme, com faltas constantes de frota – só tem dois aviões para o médio e longo curso – recorrendo frequentemente ao fretamento de aparelhos de outras companhias, e com grandes questões estruturais para resolver.

A privatização da companhia aérea cabo-verdiana , na verdade, a melhor solução para a empresa num País em que também não abundam as verbas. É necessário limpar o passivo da empresa e reestruturá-la de acordo com os padrões internacionais e da concorrência, para poder sobreviver.

Segundo a RTC uma comissão constituída pelo Governo da República de Cabo Verde deverá pronunciar-se em breve quanto à privatização da TACV e sobre as empresas ou grupos internacionais que manifestaram interesse na aquisição ou gestão da companhia aérea de bandeira do país insular africano.

 

  • Foto: Fabrizio Gandolfo

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...