Consórcio MAIS quer transportar carga entre Lisboa e os Açores

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Unicâmbio dá milhas 1€=1MilhaO consórcio ‘Madeira Air Integrated Solutions’ (MAIS) responsável pela operação de um avião cargueiro ATR72 que voa diariamente entre os aeroportos de Lisboa e da Madeira, está interessado em realizar uma operação semelhante para os Açores.

António Beirão, diretor executivo do consórcio, disse à agência de notícias ‘Lusa’ que os voos entre Lisboa e Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, poderão começar “a muito curto prazo”.

“É economicamente viável podermos colocar um avião cargueiro, com características semelhantes da aeronave que temos a voar para a Madeira, que é um avião tipo ATR 72 e que possa fazer voos entre Lisboa e Ponta Delgada. Depois veremos se haverá necessidade de irmos até à [ilha] Terceira porque queremos entrar numa perspetiva de criar uma dinâmica na economia regional, é importante estendermos também provavelmente esse voo à ilha Terceira”, adiantou António Beirão.

O consórcio Mais, constituído entre a companhia aérea espanhola Swiftair, a ALS e a empresa logística madeirense Loginsular, iniciou há sete meses os voos cargueiros para a Madeira e quer agora “replicar em parte esse modelo para os Açores”, contando começar a operar “nas primeiras semanas de abril”.

“A operação na Madeira está consolidada e vai continuar a acontecer e agora a nossa ideia é com outra aeronave assegurar uma operação idêntica para os Açores”, disse António Beirão, que lembrou que a aeronave prevista para a operação tem capacidade para “sete toneladas de peso bruto com cerca de oitenta metros cúbicos” e deverá ser utilizada cinco dias por semana, de terça a sábado.

O consórcio Mais pretende operar nos Açores à margem da abertura de dois concursos públicos de carga aérea para os Açores, lançados pelo Governo da República, sendo que o primeiro não teve concorrentes e o segundo acabou cancelado porque a única empresa concorrente não cumpria alegadamente o caderno de encargos.

Segundo António Beirão já foi feito o pedido de slots ao Aeroporto de Lisboa sendo que depois de fechar “toda a parte técnica” vai procurar reunir-se com o Governo Regional dos Açores.

 

  • Foto © Artur Neves

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...