Contrato assinado esta semana – Novo B777-300ER da TAAG chega dentro de dias a Luanda

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A TAAG – Angola Airlines formalizou a aquisição de mais um avião Boeing 777-300 ER com a assinatura segunda-feira passada em Washington dos respectivos documentos de aquisição, anunciou quarta-feira em Luanda a companhia de bandeira de Angola.

O avião, que tem o registo de matrícula D2-TEI, já ostenta o nome de baptismo ‘Ibo’, e fez o seu primeiro voo, depois da montagem no dia 18 de Abril deste ano. A aeronave encontra-se pronta para entrega desde há mais de um mês e aguardava apenas que fossem resolvidas algumas questões de carácter burocrático, que terão sido concluídas agora, segundo comunicação da companhia aérea. Aliás, a sua chegada a Luanda chegou a estar marcada para o final do mês de Maio, como então noticiou o ‘NewsAvia’.

Um comunicado da empresa citado pela agência de notícias angolana Angop refere que a entrega do segundo 777-300 ER está prevista para Dezembro de 2015 e o terceiro para Março de 2016, estando a entrega do primeiro aparelho a decorrer actualmente na sede da Boeing, em Seattle.

De acordo com a informação prestada pela companhia, a delegação angolana assinou igualmente contratos financeiros com a Cameia LLC (responsável pelo aparelho enquanto decorrer o período de financiamento da operação), a “Private Export Funding Corporation” (PEFCO) e os bancos Wells Fargo e de Exportações e Importações dos Estados Unidos.

O documento realça que o Banco de Exportações e Importações dos Estados Unidos e o governo de Angola comparticipam com 77% do total do custo do aparelho, cerca de 37,5 milhões de dólares, e o Wells Fargo com 12%. Os restantes 11% são garantidos por um sindicato de bancos angolanos liderado pelo Banco Internacional de Negócios, com o aval do governo de Angola.

Na cerimónia da assinatura do contrato, o administrador Adriano de Carvalho referiu que o acréscimo de mais um Boeing 777-300ER (na frota da TAAG) representa um passo significativo no processo de expansão da frota intercontinental, o que vai permitir, nos próximos tempos, expandir a rede da companhia e retomar os serviços nas cidades de Paris (França) e Londres (Reino Unido).

Acrescentou,  que vai permitir ainda consolidar a presença da transportadora aérea nacional em Lisboa (Portugal) e Havana (Cuba), o que vai permitir que a companhia esteja melhor ligada ao mundo, com mais destinos e custos de transporte mais baixos.

As rotas internacionais da TAAG incluem actualmente Portugal, Brasil, África do Sul, Namíbia e Cabo Verde.

Encomendado há dois anos, o novo avião da frota de longo curso da TAAG vai acomodar 12 passageiros em primeira classe, 56 em executiva e 225 em económica.

A comitiva angolana que se encontra nos EUA, é integrada ainda pela directora do gabinete jurídico da TAAG, representantes do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) e da Empresa Nacional de Seguros (ENSA). A delegação da TAAG segue nos próximos dias para Seatle, sede da Boeing, a fim de fazer a recepção da aeronave, que será trazida para Luanda por uma tripulação técnica da companhia angolana.

 

  • O novo avião da TAAG num dos seus primeiros voos de teste em Abril passado nas instalações da Boeing. Foto: Khristopher-Bull_(Airplane-Pictures)

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...