Um avião Bombardier Canadair Regional Jet CRJ-701ER da companhia norte-americana PSA Airlines, matrícula N709PS, que faz voos de ligação para aeroportos municipais e de menor tráfego para a American Eagle, chocou nesta quarta-feira, dia 15 de fevereiro, com um veado quando estava a levantar voo no Aeroporto Internacional Charlotte-Douglas, no Estado da Carolina do Norte, nos EUA.
A tripulação deu-se conta de que tinha embatido em alguma coisa exterior, tendo depois a torre de controlo do aeroporto alertado o comandante de que teria ‘atropelado’ um animal de grande porte sobre a pista quando rodava para a descolagem.
O comandante da aeronave decidiu voltar ao aeroporto e aterrou em segurança cerca de 25 minutos depois de levantar voo. Dado que nos equipamentos de bordo estava acusando uma anomalia numa das asas, os bombeiros seguiram o pouso do aparelho e logo que este se imobilizou, ainda sobre a pista, cobriram-no de espuma para precaver qualquer foco de fogo. Todos os 48 ocupantes desembarcaram ilesos, tendo o avião sido entregue aos serviços de manutenção da companhia. As fotos publicadas nas redes sociais mostram indícios do embate com o veado numa asa.
Nos últimos tempos foram registados no Aeroporto Internacional Charlotte-Douglas cinco incidentes entre aviões de passageiros e veados, que levaram ao cancelamento dos voos e a avarias nos aparelhos, regista o site ‘Aviation Safety Network’.