Dash 8 Q400 aterra em Lima (Peru) sem o trem dianteiro – Com vídeo

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Unicâmbio dá milhas 1€=1Milha


Um avião bimotor turboélice Dash 8 Q400 da companhia LCPeru, matrícula N404AV, aterrou no domingo, dia 19 de agosto, sem o trem dianteiro, no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, o principal do país, que serve a cidade de Lima, capital administrativa.

A aeronave tinha descolado de Lima para um voo com destino a Ayacucho. Quando estava a chegar ao destino, a tripulação apercebeu-se de uma avaria no trem dianteiro. No aeroporto foi feita a verificação visual, tendo a torre de controlo aéreo confirmado que o trem estava retraído, pelo que o comandante resolveu regressar ao aeroporto de Lima, onde haveria melhores condições para um pouso de emergência, devidamente assistido pelos bombeiros aeroportuários, que prepararam a pista para a situação, evitando assim consequências maiores que pudessem resultar do atrito do metal com o solo asfaltado da pista de aterragem.

Todos os 64 ocupantes (59 passageiros e cinco tripulantes) saíram pelos seus próprios meios, tendo seguido viagem depois num outro avião.

O incidente provocou a suspensão de tráfego em Lima durante cerca de três horas, o tempo suficiente para os bombeiros aeroportuários e mecânicos da companhia, sob a orientação de inspetores da autoridade nacional de aviação civil e membros do instituto de inquérito a incidentes e acidentes aéreos do Peru, procederem à remoção do aparelho para um hangar do aeroporto.

Esta demora provocou o desvio de dezenas de aviões e um comunicado da Associação de Empresas de Transporte Aéreo Internacionais (AETAI) que, mais uma vez, alertou as autoridades peruanas para a necessidade de construir uma segunda pista no Aeroporto Internacional Jorge Chávez e aumentar as instalações destinadas aos passageiros no terminal aéreo.

Diversas companhias tiveram de divergir os seus aparelhos para outros aeroportos, nomeadamente para o vizinho Equador, onde aguardaram pelo normalização do movimento aéreo. A ampliação do aeroporto da capital peruana tem sido, aliás, um tema recorrente nos últimos meses no Peru, que não tem podido acompanhar o crescimento verificado em diversos países da América Latina, devido aos condicionalismos impostos pelas limitações da estrutura aeroportuária.

A companhia aérea distribuiu um comunicado em que lamentou o incidente e comunicou que todos os ocupantes tinham abandonado o aparelho sem ferimentos.

 

No vídeo que publicamos em seguida, postado no canal ‘YouTube’ da cadeira televisiva ‘Peru 21’, é bem visível a grande perícia do pilotos nesta aterragem de emergência, muito bem coordenada com o pessoal do Corpo de Bombeiros do Aeroporto Internacional Jorge Chávez:

 




Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...