DB Schenker e Lufthansa lançam voo para a China neutro em emissões de CO2

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Transportar carga aérea sem emitir dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera já é possível. A recente cooperação entre a empresa logística multinacional DB Schenker e a companhia aérea alemã Lufthansa Cargo é a prova disso, com o lançamento do primeiro de voo regular de carga neutra em carbono.

As duas empresas iniciaram há poucos dias uma rota semanal entre entre a cidade de Frankfurt, na Alemanha, e Xangai, na República Popular da China, cujos voos serão realizados por um avião Boeing 777F abastecido com combustível de aviação sustentável (SAF – Sustainable Aviation Fuel), o que permite a poupança de cerca de 174 toneladas métricas de querosene convencional por semana.

Jochen Thewes, presidente executivo da DB Schenker, explicou que “a partir de agora, as cadeias de abastecimento neutras em carbono também serão viáveis no caso do transporte aéreo. Os nossos voos semanais entre Frankfurt e Xangai marcam o início de uma nova era. Estamos também orgulhosos por termos podido confiar em numerosos clientes para impulsionar este produto orientado para o futuro. Já é tempo de as empresas e as autoridades públicas tomarem consciência da necessidade de criar cada vez mais capacidade de produção para este tipo de combustível, a fim de desenvolver uma aviação limpa”.

Por seu lado, Dorothea von Boxberg, presidente executiva da Lufthansa Cargo, afirmou: “Com o primeiro voo de carga sustentável do mundo com a DB Schenker, no final de 2020, demonstrámos que voar sem combustíveis fósseis é possível. Na sequência disso, estamos agora a lançar em conjunto a primeira ligação regular de voos de carga sustentável do mundo. Isto abrirá o caminho para que outras empresas possam fazer pressão no sentido de mais ligações deste tipo. Contamos com a determinação da indústria logística e com a consciência dos consumidores para que isto tome forma e arranque de vez” (LINK notícia relacionada).

O combustível de aviação sustentável é produzido principalmente a partir de resíduos de biomassa, tais como óleos vegetais e de cozinha usados. Assim, quando queimado no motor, é libertada a mesma quantidade de dióxido de carbono que foi eliminada durante o crescimento original das plantas. Além disso, os gases com efeito de estufa produzidos durante o fabrico e transporte do combustível são compensados por projetos de compensação sustentável. Isto assegura que os voos são completamente neutros.

O volume semanal SAF foi contratado pela DB Schenker à Lufthansa Cargo. Por razões técnicas e legais, não é atualmente possível abastecer uma aeronave apenas com SAF. Por esta razão, o PBS é misturado com querosene convencional através do sistema de reabastecimento do aeroporto e é consumido proporcionalmente por todos os aviões reabastecidos numa data posterior.

No total, será assegurada uma neutralidade de gases com efeito de estufa equivalente a 20.250 toneladas métricas durante o programa de voo de verão da Lufthansa Cargo e da DB Schenker. Desta proporção, cerca de 16.200 toneladas métricas serão evitadas por combustão directa no motor. Os clientes envolvidos neste programa de voo, que inclui a Mercedes-Benz, ZF e Merck, entre outros, poderão, por sua vez, reduzir a sua pegada de carbono.

Atualmente, o SAF é cerca de três vezes mais caro do que o querosene fóssil e a quantidade disponível no mercado é limitada. Com o lançamento desta ligação sustentável de voos de carga, a DB Schenker e a Lufthansa Cargo reiteram o seu apelo a outras empresas do sector da logística, bem como às administrações públicas, para expandirem conjuntamente as infra-estruturas e a produção de SAF e assim impulsionarem a descarbonização do setor.

 

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...