Bem-vindo, !|Sair

DC-3 com 12 pessoas a bordo cai na Colômbia – Não há sobreviventes

Um avião DC-3, matrícula HK-2494, da companhia Laser Aéreo, caiu na manhã deste sábado, dia 9 de março, na localidade de La Bendición, departamento de Meta, na Colômbia, tendo se incendiado de seguida. As primeiras informações afirmam que não há sobreviventes. A bordo seguiam 12 pessoas, entre passageiros e tripulantes.

O avião DC-3 que caiu neste sábado, dia 9 de março, na Colômbia. Foto © José Luís Figueiredo.

Os pilotos tinham emitido um alerta de emergência pelas 10h40 locais (15h40 UTC), após o que os controladores aéreos perderam todos os contactos com a aeronave. A Aeronáutica Civil da Colômbia ativou os protocolos de busca e resgate, tendo o avião sido encontrado a arder por camponeses numa zona próxima do aeroporto de destino. Viajava de San José del Guaviare para Villavicencio com passageiros e carga.

Na Colômbia existem diversos aviões DC-3, a maior parte com mais de 60 anos de serviço, que continuam a ligar zonas recônditas do país, onde utilizam pistas de aterragem inadequadas e são controlados por sistemas de rádio muito pouco eficientes.

Imagem obtida após o incidente ocorrido com este mesmo avião, no Aeroporto de Villavicencio, no dia 14 de agosto de 2017. Foto © Álvaro Fernando Cárdenas Yarce.

A aeronave que caiu neste sábado e que ficou totalmente destruída, tinha sofrido em agosto de 2017 uma saída de pista no Aeroporto de Villavicencio, para onde se dirigia agora, devido a colapso do trem dianteiro causado por falta de manutenção. Nesse dia levava a bordo seis pessoas, que saíram ilesas do incidente. O avião foi recuperado e, naturalmente, voltou ao serviço.

 

  • Foto de entrada © Álvaro Fernando Cárdenas Yarce
  • Notícia em desenvolvimento – atualizada às 18h30 UTC

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica