Desastre com avião iraniano provoca quatro dezenas de mortos

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

Um avião de passageiros iraniano da companhia Sepahan Airlines despenhou-se nesta manhã de domingo, 10 de Agosto, após a descolagem do Aeroporto de Teerão/Mehrabad, na capital do país. Trata-se de um Hesa IrAn-140 (registo EP-GPA), que fazia o voo SPN5915 com destino a Tabas, no leste do Irão, e o acidente aconteceu pelas 09h18 locais (04h48 em Portugal e Angola/00h48 na hora do Brasil).

A aeronave colidiu com diversos prédios em Azadi, uma área residencial da capital iraniana, num bairro habitado por militares e familiares, a cerca de dois quilómetros da pista de onde descolara e a cerca de 500 metros de um mercado onde, na ocasião do desastre se encontravam muitas centenas de pessoas.

Desastre com avião iraniado Hesa IrAn-140

 

O avião, de fabrico iraniano, é uma cópia do Antonov An-140, de patente ucraniana. Face às sanções internacionais, nomeadamente económicas, impostas nas duas últimas décadas pelas Nações Unidas ao Governo do Irão, as companhias aéreas deste país têm se debatido com dificuldades muito grandes para manter operacionais as suas frotas, com constante falta de peças que têm de adquirir via países terceiros e, muitas vezes sendo obrigadas a fabricá-las por iniciativa nacional, para que possam ter os aparelhos em condições operacionais satisfatórias. No ano 2000 o Irão conseguiu comprar à Ucrânia a licença de produção do Antonov An-140 que passou a ser a base de um novo avião de passageiros construído no país e que passou a chamar-se Hesa IrAN-140. Trata-se de um aparelho, com dois motores turbo-propulsores, fabricado pela Hesa, um consórcio iraniano de indústrias de defesa e aeronáuticas, capaz de transportar 52 passageiros e que está a ser utilizado em companhias de voos domésticos.

As últimas notícias confirmam a ocorrência de diversos mortos, a maioria dos ocupantes do avião sinistrado. Fontes governamentais falam de 39 corpos recolhidos e de que seguiriam a bordo 42 passageiros e seis tripulantes. Números que serão certamente confirmados ainda no dia de hoje.

 

  • Notícia em actualização
  • Foto Airliners : Copyright Mohammadreza Farhadi Aref 
Foto Airliners : Copyright Mohammadreza Farhadi Aref

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Maioria parlamentar chumba comissão de inquérito à privatização da ANA – Aeroportos de Portugal

Os partidos PSD, CDS e PS manifestaram-se nesta terça-feira,...

Bestfly decide suspender toda a operação da TICV na República de Cabo Verde

 A companhia Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) foi...

Base Aérea das Lajes não pode ser “uma base adormecida”, alerta governante dos Açores

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima,...