Dez aeroportos da ANA movimentaram em 2013 mais de 32 milhões de passageiros

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

O movimento de passageiros nos dez aeroportos portugueses geridos pelo Grupo ANA – Aeroportos de Portugal, detido pela Vinci Airports, aumentou cinco por cento em 2013, ou seja, mais 1,52 milhões de passageiros que no ano anterior. No total, o número de passageiros ultrapassou os 32 milhões.
Uma nota distribuída pela operadora nacional de aeroportos e que foi divulgada durante uma conferência de imprensa realizada hoje, dia 29 de Janeiro, em Lisboa, destaca o resultado do Aeroporto de Lisboa que, pela primeira vez, ficou acima dos 16 milhões de passageiros, ou seja uma subida de 4,6 por cento. Realce, ainda, para o crescimento dos Aeroportos da Madeira (7,1%), Aeroporto de Faro (5,4%) e Aeroporto do Porto (5,3%).
O crescimento no Aeroporto de Lisboa, com mais 700 mil passageiros, merece especial destaque, uma vez que representa cerca de 46 por cento do crescimento global no Grupo ANA. A taxa de ocupação média neste aeroporto subiu 2,7 pontos percentuais, para os 77,9 por cento.

“Low Cost” foi o segmento com maior crescimento
O segmento de tráfego com maior crescimento relativo e em valor absoluto foi o ‘LCC – Low Cost Carrier’ com um incremento de 928 mil passageiros, ou seja, mais 9,1 por cento. A taxa média de ocupação em voos comerciais subiu 2,2 pontos percentuais, atingindo 79,2 por cento, embora tenha aumentado de forma mais significativa no segmento tradicional (+2,7 p.p.).
A principal companhia nacional, a TAP Portugal, cresceu 4,7 por cento, ultrapassando a barreira dos 12 milhões de passageiros comerciais e atingindo em 2013 uma quota de mercado de 38,6 por cento no Grupo ANA. Do total de passageiros que passaram nos dez aeroportos do grupo, 69,4 por cento foram transportados pela TAP Portugal, Ryanair, easyJet e Grupo SATA.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...