Dia histórico nos Açores – Aterrou o 1º voo de uma companhia ‘low cost’

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A liberalização das ligações aéreas entre os aeroportos do Continente Português e os aeroportos da ilha de São Miguel e da ilha Terceira, no arquipélago dos Açores, entrou em vigor neste domingo, dia 29 de Março. Foi um dia histórico para a aviação comercial nas ilhas, registado com a primeira aterragem de um avião de uma companhia low cost em rota regular de transporte de passageiros.

EasyJet A320 Aero PDL 29mar2015_A_ANA

Assim, para estreia pousou logo pela manhã, pelas 09h06 locais, no Aeroporto João Paulo II, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, o primeiro voo comercial da EasyJet, companhia britânica que terá ligações diárias de Lisboa. O avião (um Airbus A320) teve direito a banho com arco de água por duas viaturas pesadas dos bombeiros aeroportuários, seguindo-se uma recepção aos passageiros do primeiro voo e a entidades que estiveram presentes neste dia em Ponta Delgada, nomeadamente o presidente da ANA – Aeroportos de Portugal, o director dos Aeroportos dos Açores e o secretário regional dos Transportes e Turismo. Durante a cerimónia foi cortado um bolo comemorativo da abertura da linha.

Na quarta-feira, dia 1 de Abril, será a vez da Ryanair, companhia irlandesa de baixo custo, iniciar também voos para Ponta Delgada (ver notícia relacionada).

As rotas liberalizadas são as que ligam as ilhas de São Miguel (Ponta Delgada) e Terceira ao resto do país, mas as companhias low cost (Raynair e EasyJet), para já, só vão voar para São Miguel.

Além da Rayanair e da EsayJet, mantêm-se nesta rota de São Miguel a SATA e a TAP, embora com uma oferta nova. A TAP vai passar a voar diariamente para Ponta Delgada e manterá a ligação que já faz todos os dias entre o Porto e a Terceira. A transportadora aérea nacional deixou no domingo, dia 29 de Março, de voar para o Pico e a Horta (Faial), onde continua a haver obrigações de serviço público. Quanto à SATA, diminuiu a sua oferta em Ponta Delgada, mas reforçou-a em todas as restantes ligações entre os Açores e o continente, compensando a saída da TAP de algumas das rotas.

 

Animação e ofertas aos passageiros nos Aeroportos dos Açores

EasyJet 1voo_bolo Aero_PDL 29mar2015_ANAO Turismo dos Açores está a assinalar, desde o domingo, dia 29 de Março e até ao sábado, dia 4 de Abril, a entrada em vigor do novo modelo de acessibilidades à Região, promovendo em todos os aeroportos açorianos com ligações diretas ao exterior a realização de ações de boas vindas aos passageiros desembarcados.

No domingo, em Ponta Delgada, os passageiros desembarcados nos voos com origem em Lisboa e no Porto assistiram à atuação de um grupo folclórico, sendo-lhes ainda entregue material promocional da Região, numa ação que se repetirá a 1 e 4 de Abril.

Ainda no dia 29, domingo, estão previstas ações idênticas nos aeroportos de Santa Maria, Terceira e Faial, onde os passageiros serão recebidos com a atuação de um grupo folclórico e terão oportunidade de degustar produtos regionais.

No dia 30, no Pico, os passageiros desembarcados terão ao dispor uma degustação de produtos, podendo ainda assistir à atuação de um grupo folclórico.

A entrada em vigor do novo modelo de acessibilidades foi também assinalada neste domingo nas restantes ilhas açorianas, com a oferta de uma queijada típica, na Graciosa, de um bordado, nas Flores, de um porta-chaves com barrete tradicional, no Corvo, e de um sortido de doces tradicionais, em São Jorge.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Contrato com a Binter para as ligações interilhas na Madeira prorrogado até setembro

A companhia aérea espanhola Binter vai assegurar por mais...

EuroAtlantic anuncia mudanças na equipa de gestão e nova injeção de capital do acionista

A companhia aérea portuguesa ‘Euro Atlantic Airways – Transportes...

Pilotos da TACV – Cabo Verde Airlines marcam greve de cinco dias entre 25 e 29 de abril

O Sindicato Nacional dos Pilotos da Aviação Civil (SNPAC)...

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...