Bem-vindo, !|Sair

Dois aviões da Euro Atlantic levam socorro de Portugal para Moçambique

A companhia aérea portuguesa Euro Atlantic Airways (EAA) tem dois aviões Boeing B767-300ER envolvidos na operação de apoio que está a ser promovida e desenvolvida pelo Governo de Portugal e outras entidades nacionais lusitanas, de apoio às populações da República de Moçambique, que foram fustigadas pelo ciclone ‘Idai’, nomeadamente na província de Sofala, com particular epicentro na cidade da Beira, capital administrativa e segunda maior cidade do País.

Os Boeing B767-300ER da EAA, que deverão sair da capital portuguesa a partir da noite desta sexta-feira, dia 22 de março, percorrem a distância entre o Aeroporto Humberto Delgado (LIS) e o Aeroporto da Cidade da Beira (BEW) em cerca de 09h25, podendo transportar, entre passageiros e carga um total de 33 toneladas. Um dos aviões parte ao serviço do Ministério da Administração Interna/Autoridade Nacional da Proteção Civil.

Tomaz Metello, fundador e presidente do Conselho de Administração da Euro Atlantic, nasceu em Moçambique, que ao tempo, juntamente com Angola, eram as duas maiores colónias portuguesas em África. Daí, e por laços de natural afinidade e familiares criados no país agora destruído pelas intempéries, Tomaz Metello decidiu que as duas operações da sua companhia, com destino a Moçambique, sejam cotadas apenas com os custos operacionais da deslocação dos dois aviões.

“Dei instruções aos Serviços Comerciais da Euro Atlantic para que as cotações, cobrissem apenas custos variáveis, independentemente dos nossos aviões, terem ainda de descer em Maputo para reabastecer”, disse o presidente da companhia aérea portuguesa.

“Tomei esta decisão como moçambicano, tenho-me lembrado nestes dias, dos meus amigos de infância na cidade da Beira… dos meus amigos da antiga Escola Luís de Camões, na Beira, e da nossa professora, D. Alda Almeida”, recordou o empresário, desde há muitos anos ligado ao sector da Aviação Comercial. Também em Moçambique investiu numa companhia aérea, a Air Plus, que faz voos internos no País.

Leave A Comment

Download de Notícias

Destaques

Temas

Área Geográfica