A Dubai Aerospace Enterprise (DAE) Ltd anunciou nesta terça-feira, dia 7 de janeiro, a assinatura de um acordo definitivo para adquirir 100% do grupo de empresas Nordic Aviation Capital (NAC), uma holding de aluguer (leasing) de aeronaves, com sede na República da Irlanda, formada há mais de três décadas. Os termos da transação não foram divulgados.
Em setembro de 2024, a frota da NAC era composta por 252 ativos próprios, comprometidos em leasing a aproximadamente 60 companhias aéreas clientes em aproximadamente 40 países.
Numa base pró-forma, a partir de agora a frota da DAE Capital será composta por aproximadamente 750 aeronaves próprias, geridas e comprometidas, com um valor total de aproximadamente 22 mil milhões de dólares de leasing para aproximadamente 170 companhias aéreas clientes em aproximadamente 70 países.
A propósito desta aquisição e na sequência do anúncio do negócio, Firoz Tarapore, presidente executivo da DAE, comentou: “Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de adicionar as capacidades da NAC, a presença complementar no mercado e as pessoas à nossa plataforma. Esta transação permitir-nos-á fornecer soluções mais económicas para um grupo maior de clientes.”
A transação será adequadamente capitalizada e financiada por recursos internos e financiamento de dívida comprometida. Consequentemente, as métricas de alavancagem e financiamento do DAE permanecerão confortavelmente dentro dos níveis consistentes com as classificações de crédito do DAE. A transação está sujeita às aprovações regulatórias necessárias e à aprovação dos acionistas da ‘NAC Holdings Limited’ e deverá estar concluída no primeiro semestre de 2025.