EASA alerta para risco de fissuras nas asas de 25 Airbus A380

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Europeia de Segurança Aérea (AESA) solicitou uma inspeção nas asas de 25 aviões Airbus A380 dos modelos mais antigos por um risco de fissura, explica a entidade em comunicado distribuído no passado dia 5 de julho, e divulgado nesta terça-feira, dia 7, pelo jornal francês ‘Les Echos’

A AESA indica que foram detectados “casos de fissuras” nas asas de alguns A380. A agência europeia explica que não foi feito qualquer pedido para que os aviões deixem de voar, mas afirma que o problema, se não for detetado e corrigido, poderia “reduzir a integridade estrutural das asas”. Trata-se de uma “proposta para diretrizes de navegabilidade”, explica a entidade, que tem sede na Alemanha.

A agência europeia recomenda uma inspeção com o uso de ultrassom em 25 dos 234 aviões A380 atualmente em serviço, ou seja, aqueles que foram fabricados primeiro. “A diretriz é considerada uma ação provisória, limitada aos 25 conjuntos de asas mais antigos”, afirma a AESA no comunicado.

O primeiro voo do A380, a que se seguiu um período de teste e ensaios necessários para a certificação do novo avião, foi feito no dia 27 de abril de 2005. A primeira entrega foi para a Singapore Airlines e ocorreu no dia 17 de setembro de 2008.

Tendo em conta os aparelhos indicados no comunicado da EASA, o Airbus A380, matrícula 9H-MIP, que está ao serviço do grupo português Hi Fly, estará incluído no número de aeronaves que deverão submeter-se à inspeção. O avião, número de série de fábrica 06, fez o primeiro voo em 17 de novembro de 2006 e foi entregue à Singapore Airlines em 11 de março de 2008. Em julho de 2018 entrou ao serviço da Hi Fly, sendo o único avião deste tipo que integra a frota de uma companhia que se dedica ao fretamento de aviões em wet lease.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Luís Rodrigues completa primeiro ano à frente da TAP marcado por lucro recorde

O presidente da TAP, Luís Rodrigues, completa neste domingo,...

Presidente da SATA demitiu-se por falta de “condições” para continuar o “projeto proposto”

A Comissão de Trabalhadores da companhia aérea portuguesa Azores...

FAP terminou missão de patrulhamento no Golfo da Guiné em cooperação com países lusófonos

Os militares Força Aérea Portuguesa (FAP) da Esquadra 601...

Qatar Airways reforça Luanda que terá quatro voos semanais e alarga rede para Kinshasa

A Qatar Airways prossegue a expansão da sua rede...