EASA vai monitorizar implementação das novas regras de segurança

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) lançou um programa para monitorizar a implementação das orientações de segurança relativas à pandemia de covid-19 pelos aeroportos e pelas companhias aéreas europeias.

Apesar do protocolo de segurança publicado na semana passada, com base no trabalho da agência e também do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), a EASA admitiu que os aeroportos, as companhias aéreas e os aviões são diferentes, pelo que considerou necessária “alguma flexibilidade” na concretização das medidas, para se harmonizar a retoma do sector no continente.

“O recomeço seguro da conectividade de transporte, principalmente na aviação, é crucial para a recuperação económica da pandemia. O que é único nas diretrizes operacionais é o facto de terem sido validadas tanto pelas autoridades da aviação como pelas autoridades de saúde. Somente trabalhando em conjunto, a retoma do tráfego aéreo será possível”, disse o diretor-geral de Mobilidade e Transportes na EASA, Henrik Hololei, citado num comunicado distribuído nesta quarta-feira, dia 27 de maio, em Bruxelas.

O programa vai concentrar-se, para já, em voos de companhias aéreas que estão prontas para voar entre aeroportos que aplicam as orientações de segurança da mesma forma, permitindo uma viagem completa de passageiros capaz de as respeitar desde o momento de chegada ao aeroporto de partida até à saída no terminal de destino.

As transportadoras aéreas e os aeroportos envolvidos nesses voos vão assinar um compromisso, devendo coordenar-se com as autoridades dos respectivos países, apresentarem soluções práticas quando tiverem problemas na implementação do protocolo, e de relatar esses problemas à EASA e ao ECDC.

“Os aeroportos e as companhias aéreas que participam no programa vão ser pioneiros na retoma. O ‘feedback’ que nos transmitirem será para ajudarmos todo o sector a retomar as operações de uma maneira que faça com que passageiros e funcionários se sintam seguros e protegidos”, adiantou o diretor executivo da EASA, Patrick Ky.

 

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

TICV/BestFly suspende todos os voos interilhas em Cabo Verde nesta quarta-feira (27 de março)

A companhia área regional TICV, concessionária dos voos interilhas...

UE adquire 12 aviões de combate a incêndios – Portugal abrangido pelo programa

A Comissão Europeia anunciou a disponibilização de uma uma...

Presidente e CEO da Boeing renuncia e abandona cargo no final do ano

Dave Calhoun (na imagem de abertura) anunciou nesta segunda-feira,...

Alemanha e Estado da Baviera poderão conceder garantia pública à ‘Volocopter’

O ministro dos Transportes da Alemanha equaciona conceder uma...