O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou na quarta-feira, dia 24 de Setembro, que é com satisfação que o Governo Regional dos Açores acolhe a pretensão da EasyJet de voar para a Região.
Vítor Fraga falava aos jornalistas após ter recebido os representantes da transportadora aérea britânica de baixo custo na quarta-feira, dia 24 de Setembro, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
O governante regional recordou que o Governo dos Açores tinha dois objetivos muito claros quando apresentou a proposta para revisão das Obrigações de Serviço Público, “por um lado, proteger os residentes e, por outro, criar condições para que novos operadores pudessem entrar no mercado, porque podem trazer valor para a Região”.
“Todo este processo está a decorrer, agora junto do Governo da República [de Portugal], que tem na sua mão o desenrolar dos ‘timings’ para que ele se concretize e para que, no verão IATA de 2015, ou seja, no final de Março de 2015, o modelo esteja implementado”, frisou Vítor Fraga.
O titular da pasta dos Transportes salientou ainda que as informações de que dispõe indicam que “as coisas vão decorrer dentro da normalidade e que tudo estará pronto para que, no início do verão IATA do próximo ano, o novo modelo esteja implementado”.
Para Vítor Fraga, mantém-se a urgência neste processo, para que o Governo da República comunique o novo modelo à Comissão Europeia e o aprove em Conselho de Ministros, “para que as companhias possam organizar-se e ter o seu plano de exploração nas redes de distribuição, para ser comercializado e poderem desempenhar a sua função, que é captar fluxos e transportá-los de e para a Região”.
A imagem mostra Vítor Fraga, à direita na imagem, com os dois executivos da EasyJet que estiveram na quarta-feira, dia 24 de Setembro, nos Açores. (Foto: Gabinete de Comunicação Social do GR dos Açores)