A companhia aérea britânica de baixo custo EasyJet pretende lançar uma nova rota entre as cidades de Lisboa e de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores, até ao final do ano, faltando ainda a definição do mecanismo de auxílio à mobilidade atribuído aos residentes nos Açores e aos estudantes para a liberalização da rota.
Em declarações à agência noticiosa Lusa, o diretor comercial da EasyJet para Portugal afirmou que “a companhia recebeu garantias de que o processo [de liberalização] vai avançar” e, por isso, está a trabalhar para poder anunciar a abertura da rota até ao final de 2014.
José Lopes explicou que Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa será a primeira rota a ser operada pela companhia para “testar o mercado”, adiantando que, “se evoluir favoravelmente, outras oportunidades avançarão”.
A 31 de Outubro passado, o Instituto Nacional da Aviação Civil (INAC) informou todas as operadoras aéreas de que o Governo pretende liberalizar, com efeitos operacionais no Verão IATA 2015, o transporte aéreo entre os aeroportos de Lisboa e do Porto, no continente português, e as ilhas da Terceira e de São Miguel, nos Açores. (LINK notícia relacionada).
Na mesma comunicação, o regulador adianta que o Governo da República e o Governo Regional dos Açores pretendem implementar um mecanismo de auxílio social à mobilidade, a definir em diploma próprio, sendo tal auxílio passível de ser atribuído, nos termos daquele diploma, aos passageiros residentes na Região Autónoma dos Açores e aos estudantes, em benefício do superior interesse dos cidadãos insulares, mecanismo que assenta nos princípios de coesão social e territorial que se pretende continuar a assegurar.
- Foto: Filipe Couceiro