Embraer apresenta avião de transporte militar KC-390

Data:

https://arabaviationsummit.net/spot_img

A construtora aeronáutica brasileira Embraer apresentou hoje, dia 21 de Outubro, o primeiro protótipo do avião de transporte militar KC-390 produzido na fábrica de Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença do Ministro da Defesa, Celso Amorim, do Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e com comitivas e representantes de mais de 30 países.

A partir de hoje a Embraer vai iniciar uma fase de importantes testes em solo antes do primeiro voo da aeronave, previsto para ocorrer até o final deste ano.

“Este marco significativo do Programa KC-390 demonstra a capacidade da Embraer de gerenciar um projeto complexo e de alta tecnologia como este e de executá-lo dentro do planeamento previsto”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O rollout abre caminho para o início dos testes em solo como preparação para o primeiro voo”.

“O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB. Ele poderá operar tanto na Amazónia quanto na Antártica. As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões, mas muito mais rápido e melhor”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito.

Após o evento, a aeronave vai continuar com as avaliações iniciais de sistemas que culminarão com a primeira ligação dos motores e, em seguida, os testes de vibração em solo e demais ensaios planeados. Este avião é o primeiro de dois protótipos que serão usados nas campanhas de desenvolvimento, testes de solo, testes de voo e certificação.

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolver e produzir um avião de transporte militar tático e de reabastecimento em voo que representa um avanço significativo em termos de tecnologia e inovação para a indústria aeronáutica brasileira.

Trata-se de uma aeronave projetada para estabelecer novos padrões em sua categoria, com menor custo operacional e flexibilidade para executar uma ampla gama de missões: transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento aéreo, busca e resgate e combate a incêndios florestais, entre outras.

No passado dia 20 de Maio de 2014, a Embraer e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato de produção em série para a entrega de 28 aeronaves KC-390 e suporte logístico inicial. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem atualmente intenções de compra de outros países totalizando 32 aeronaves, avançou ontem a Embraer, em nota distribuída à imprensa.

Neste projeto regista-se um envolvimento de empresas portuguesas. “O programa de desenvolvimento do KC-390, cuja coordenação operacional compete à EEA [Empresa de Engenharia Aeronáutica SA] envolve diversas empresas portuguesas ao nível de engenharia de desenvolvimento de vários módulos estruturais; fabrico e montagem desses módulos; desenvolvimento e fabrico de ferramentas e, por último, na componente de sistemas e software”, refere uma nota distribuída anteriormente pela Embraer e citada hoje pela imprensa portuguesa.

“O envolvimento nacional, desde a fase de engenharia” é assegurado pelo centro de engenharia e excelência do CEIIA, com sede na Maia, distrito do Porto, no Norte de Portugal.

Compartilhar publicação:

REGISTE-SE

spot_img

Popular

spot_img

Mais como isso
Relacionado

Greve dos controladores em França cancela quase 90 voos nos aeroportos portugueses

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França...

LAM pretende resolver proibição das autoridades portuguesas ao transporte de carga oriunda da Moçambique

O gestor responsável pela reestruturação da LAM – Linhas...

Transavia aumenta capacidade de voos de Portugal para França e Países Baixos no próximo Inverno

A companhia franco-neerlandesa Transavia abriu as vendas do seu...

Brasil pretende abrir a operação de voos domésticos a companhias aéreas estrangeiras na Amazónia

O Governo brasileiro indicou nesta quarta-feira, dia 23 de...